Desde que foi alçado ao time titular por Renato Portaluppi, o nome de Jean Pyerre sempre gerou grandes debates. Nos melhores momentos, o meia empolgou torcida e imprensa, que o projetavam em um futuro próximo na Seleção Brasileira e no radar dos grandes clubes da Europa. Por seu estilo de muita técnica, mas de uma intensidade sem a bola menor do que exige o futebol atual, as críticas nas fases ruins são inversamente proporcionais aos elogios.
O destaque mais eloquente a Jean Pyerre veio nada mais nada menos do que de Tostão. Um dos craques da Seleção Brasileira tricampeã do mundo 1970, ele escreveu em sua coluna no jornal Folha de São Paulo de 29 de novembro do ano passado que o meia gremista deveria não apenas ser convocado por Tite, mas que também escalado como titular da Seleção Brasileira.
Naquele momento, o Grêmio vivia seu ponto alto na temporada depois de atingir uma sequência de oito vitórias – algo inédito na era de Renato Portaluppi – justamente quando Jean Pyerre voltou ao time após uma série de problemas médicos.
Lesões
Jean Pyerre virou titular do Grêmio quando Renato Portaluppi decidiu afastar Luan da equipe após a derrota para Universidad Católica, pela Libertadores, em maio de 2019. Com bom rendimento, ele se adonou da posição e só deixou o time quando sofreu uma lesão muscular na coxa direita, em setembro. Até ali havia feito 23 jogos, com cinco gols e quatro assistências. A previsão inicial era de uma parada de poucas semanas, mas a contusão foi grave e o meia só voltou a jogar 174 dias depois, em março de 2020.
O novo recomeço se deu aos poucos, com entrada no decorrer da partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão, quando sentiu um desconforto e demorou 12 dias para atuar novamente. A volta da titularidade veio na vitória sobre o Fluminense, em 8 de novembro no Maracanã.
Já vestindo a camisa 10, Jean Pyerre permaneceu na equipe e voltou a ter boas atuações no período no qual o Grêmio atingiu uma até então inédita sequência de oito vitórias na era Renato Portaluppi, interrompida no empate sem gols com o Corinthians. O compromisso seguinte foi de triunfo gremista de 2 a 0 sobre o Guaraní, no Paraguai, pela Libertadores, com Jean Pyerre anotando um gol.
Na volta contra os paraguaios, em Porto Alegre, o meia deixou o jogo com um desconforto. Embora o Grêmio não tenha confirmado lesão, o problema o tirou do primeiro confronto com o Santos, na Arena, pelas quartas de final do torneio continental. O garoto retornou na Vila Belmiro, mas fez uma de suas piores partidas como profissional, tendo cometido um erro no lance do primeiro gol santista, aos 10 segundos, na eliminação com goleada de 4 a 1.
Desde então, Jean Pyerre não recuperou o bom rendimento mesmo sem ter sofrido novas lesões – ficou fora de três jogos por decisão de Renato Portaluppi de poupá-lo. O camisa 10 até marcou três gols (um deles no Gre-Nal) e deu duas assistências no período.
No total da temporada, Jean Pyerre tem oito gols e três assistências em 37 jogos. Com os problemas musculares e o período de afastamento por conta da covid-19, Jean Pyerre deixou de atuar em 21 partidas na temporada passada e em outras 26 na atual.
Jean, em 100 jogos pelo Grêmio, possui 18 gols e 8 assistências.
Fonte: Gaúcha ZH
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.