Roger Guedes começou sua formação como jogador nas categorias de base do Grêmio e logo depois foi para o Criciúma. Em todas as janelas de transferência, seu nome aparece entre os mais comentados. E dessa vez ainda mais, porque o jogador parece estar de saída da China.
Guedes não quis renovar o seu contrato com o Shandong Luneng e pretende até mesmo rescindir o vínculo. Existem alguns pontos que podem ajudar a vinda do atacante para o time gremista. Por exemplo, a família dele é de Ibirubá, no interior gaúcho, e 290 km de Porto Alegre.
Além disso, todos eles torcem para o Grêmio, embora ele tenha ganhado projeção nacional com a camisa do Palmeiras, onde foi campeão do Brasileirão 2016. O jogador treina em Criciúma, terra de sua esposa. Contudo, o contrato vai até julho de 2022 e existem obstáculos para um retorno à China.
Em 2020, Roger Guedes abriu uma ação judicial na Fifa contra o clube por atrasos nos pagamentos de salários. Mas, o clube chinês fez o pagamento do débito e a situação foi contornado. Mesmo assim, a chance de voltar para a casa gremista é grande.