O Fluminense iniciará um novo processo de solicitação junto à FIFA para ser reconhecido oficialmente como campeão mundial de 1952. Na ocasião, clube foi campeão da Copa Rio de 1952, torneio que reunia oito equipes de sete países da América do Sul e Europa: Áustria Viena (Áustria), Corinthians, Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal). Na época, todos os times haviam sido campeões ou vice-campeões em seus respectivos países no ano anterior. Na final, o Fluminense foi campeão vencendo o Corinthians e se sagrando campeão do torneio.
Com o apoio da CBF, o clube irá enviar um novo dossiê à FIFA para que o torneio seja reconhecido. Este trabalho foi iniciado em 2012, quando o clube começou a criar diversas ações e movimentos para dar luz a discussão. O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, já teve algumas reuniões com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, sobre o assunto e pediu apoio a entidade, juntamente com a Conmebol e a FIFA, para o clube ser reconhecido como campeão mundial.
Até o momento a FIFA não se pronunciou sobre o assunto. Porém, a entidade já afirmou só reconhecer o títulos Mundiais disputados após 2000.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.