Durante toda sua história, o Brasil sempre teve uma grande história com imigrantes que desembarcaram no pais em busca de uma nova vida, destaque principalmente para os portugueses que chegaram em 1500 e também de outras nações que vieram nos séculos seguintes com destaque para alemães e italianos de 1800 a 1900.
Na história, os colonos europeus foram responsáveis pelo desenvolvimento das mais diversas áreas do Brasil, ajudando no crescimento e formação de identidade da nossa terra.
No futebol, os clubes brasileiros foram fundados entre o final do século XIX e ínicio do século XX e sendo muito influenciados diretamente por muitos desses colonos europeus que já residiam no país, durante o periodo colonial e imperial.
Itália
A dupla Palmeiras e Cruzeiro são alguns exemplos para a contribuição da imigração italiana no Brasil. Fundados em 1914 e 1921 respectivamente, Verdão e Raposa foram batizados por italianos em São Paulo e em Belo Horizonte que tiveram a mesma ideia de dar o nome de Palestra Itália.
Após o país declarar guerra ao eixo durante a Segunda Guerra Mundial, ambos tiveram que trocar seus nomes. Em São Paulo a agremiação teve que usar o nome de Palmeiras, no qual alguns dos jogadores do Palestra Itália haviam jogado antigamente. Enquanto em Belo Horizonte, o clube teve seu titulo alterado para homenagear o maior simbolo da pátria, o Cruzeiro do Sul.
Portugal
Descobridores do Brasil, os portugueses foram os primeiros imigrantes do país e por muitos séculos eles se envolveram com a chegada do esporte e pela criação de clubes que estão até hoje na elite. Em 1898, o Vasco da Gama foi fundado por membros ligados a colônia lusitana no Rio de Janeiro em homenagem ao quarto centenário do descobrimento das Índias, pelo navegador com o nome homônimo do clube e por representar várias modalidades esportivas além do futebol, que é no caso do remo. Um dos principais exemplos da cultura portuguesa é o próprio escudo que traz a Cruz de Malta e a caravela.
Depois em 1920, a Portuguesa de Desportos foi fundada e com isso sua formação foi através de cinco clubes portugueses da cidade de São Paulo: Lusíadas, Lusitano, 5 de Outubro, Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O uniforme da Lusa é uma homenagem a bandeira do país, que virou uma das grandes marcas na história do futebol brasileiro.
Alemanha
Grêmio e Coritiba são dois dos clubes fundados pela colônia alemã na Região Sul do Brasil. O Tricolor Gaúcho foi fundado em 1903, pelo paulista Cândido Dias da Silva em Porto Alegre, por germânicos e seus descendentes. De seus 25 dos sobrenomes dos outros 30 subscreventes daquele histórico documento, fica evidente a origem teuta do clube. São sobrenomes como Bohrer, Siebel, Kallfelz, Schuck e Uhrig.
Já o Coxa-Branca foi criado em 1909 por um grupo de jovens e descendentes de alemães se reuniram no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro em Curitiba e foram apresentados ao esporte, que passaram a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública, antes o clube era chamado de Coritibano Football Club. A fundação ocorreu no antigo Theatro Hauer.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.