O Campeonato Carioca 2021 vai ter mudanças em relação ao ano anterior. Com o calendário apertado ainda por conta da paralisação durante a pandemia em 2020, a Ferj anunciou alterações na formato da competição. E o Saudações explica como vai ser a disputa da edição 2021 do Estadual.
Enquanto os grandes ainda jogam o Brasileirão 2020, a bola já vai começar a rolar pelo Campeonato Carioca 2021. América, Americano, Cabofriense, Friburguense, Nova Iguaçu e Sampaio Correa disputam, a partir do próximo dia 16, a fase seletiva. Destes, apenas um vai se classificar para a Taça Guanabara.

Entretanto, diferentemente dos seis anos anteriores, não vai haver divisão em dois grupos e nem a disputa de dois turno no Estadual. Em contrapartida, os clubes vão jogar uma fase classificatória em um sistema de todos contra todos em um único turno de 11 rodadas. Segundo o regulamento, os clubes que fizeram as seis melhores campanhas em 2020 — entre eles o Fluminense, atual vice-campeão — vão disputar seis jogos em casa e cinco fora.
O time que terminar o turno na liderança vai ser declarado campeão da Taça Guanabara 2021. Enquanto que os quatro primeiro colocados se classificam para as semifinais do Cariocão.
Formatos das semifinais, da final do Campeonato Carioca 2021 e da Taça Rio
De acordo com o regulamento divulgado pela Ferj, os quatro primeiros colocados se enfrentam em um cruzamento olímpico. Ou seja, o campeão da Taça Guanabara disputa uma vaga contra o quarto colocado. Enquanto o vice joga com o clube que terminar na terceira posição.
Os semifinalistas se enfrentam em jogos de ida e volta com vantagem do empate para o campeão e vice-campeão da Taça Guanabara. Os dois classificados, por sua vez, disputam uma final de dois jogos. Com não há vantagem, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Por outro lado, a Federação também não esqueceu da Taça Rio. Em modelo semelhante ao do Campeonato Mineiro, enquanto os quatro primeiro colocados se enfrentam pelas semifinais do Campeonato Carioca 2021, os clubes que terminarem entre a 5ª e a 8ª colocações disputam as semifinais da Taça Rio. Os dois vencedores, portanto, disputam o título concomitantemente à final do Estadual.
Regulamento utilizado em 2014 e 2015
Desde o fim da década de 1960, o Campeonato Carioca tradicionalmente tem a disputa de dois ou até três turnos. No entanto, esta não é a primeira vez que o Campeonato Carioca vai adotar esta formato.
A primeira vez que a Federação optou por este formato foi em 2003. Na ocasião, houve apenas um único turno, sem a disputa nem da Taça Guanabara, nem da Taça Rio. E a competição terminou com o título do Vasco na final contra o Fluminense.
Doze anos depois, após o Botafogo conquistar a Taça Guanabara, a Taça Rio e o Campeonato Carioca sem a necessidade de uma final em 2013, a Ferj decidiu mudar novamente a fórmula de disputa. Assim como vai ser em 2021, o Cariocão 2014 teve a Taça Guanabara como turno único. Entretanto, diferentemente da atual edição, o troféu da Taça Rio ficava com clube de menor investimento melhor colocado no turno. Por outro lado, os grandes disputavam o troféu do Torneio Super Clássicos concomitantemente ao título do Cariocão.
Após ter o Flamengo como campeão em 2014, a mesma fórmula se repetiu no Estadual de 2015. Ano em que o Vasco terminou com o título. Em ambas, o Fluminense acabou eliminado nas semifinais. Sendo eliminado pelo Vasco, em 2014, e Botafogo, em 2015.
No entanto, a partir de 2016, a Entidade voltou a adotar o formato mais tradicional do Cariocão com a disputa da Taça Guanabara, como primeiro turno, e da Taça Rio, como segundo.
Ferj quer impedir clubes de usarem times alternativos
Em um ano em que a Taça Guanabara 2021 vai começar apenas quatro dias após o fim do Campeonato Brasileiro 2020, um trecho do regulamento chama a atenção. De acordo com o texto, os clubes que escalarem times alternativos após a terceira rodada podem ser punidos com a perda dos direitos de transmissão e multa.
Art. 41 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato.
Contudo, a própria Federação adverte que “esse artigo será revisado e discutido antes da publicação definitiva do regulamento”.
Jogos da primeira rodada
A Taça Guanabara do Campeonato Carioca 2021 está previsto para começar no dia 28 de Fevereiro. E o Fluminense estreia diante do Resende com o mando de campo do Gigante do Vale, com horário e local ainda indefinidos. Confira todos os jogos da primeira rodada:
Resende x Fluminense
Volta Redonda x Madureira
Botafogo x Boavista
Flamengo x 1º colocado da Seletiva
Macaé x Bangu
Vasco x Portuguesa
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.