Ufa, finalmente 2020 tá acabando.
O ano não foi fácil com pandemia, calendário apertado e estádios sem público. E diante dessa temporada tão desafiadora, é preciso comemorar as conquistas e os bons momentos.
No caso do Grêmio, foram muitos: vitórias em Gre-Nal, novas promessas da base surgindo, mais um título gaúcho e quem sabe até uma taça de Copa do Brasil venha na sequência.
Grenal

Ao todo foram 6 clássicos nesse ano. 2 empates e 4 vitórias.Vale destacar a vitória na Libertadores na casa do Co-irmão, ou a pancadaria no Grenal das Américas, o clássico que decidiu o segundo turno do Gauchão: 2 x 0 e baile na Arena. O Grêmio está a 11 jogos sem perder para o Inter.
Gauchão

Vencendo todas as vezes que enfrentou o Internacional, mas sofrendo muito quando enfrentou o Caxias, o Grêmio conquistou o título do Estadual em cima do Carrasco tricolor no primeiro turno. E com direito a emoção até o fim.
Turbulência
Entre o fim do Gauchão e a 10ª rodada do Brasileiro, o Grêmio viveu momentos decepcionantes no quesito resultado. O time estava namorando o rebaixamento no Brasileirão, sofrendo na fase de grupos da Libertadores, e quase perdeu o título do estadual para o Caxias. Muitos torcedores já pediam a saída de Renato do time, que com a confiança do Presidente porém, continuou no cargo.
As séries invictas

O Grêmio teve duas séries invictas na temporada. No início da tempora, teve jogos do Gauchão, da Libertadores e do Brasileiro. Entre a vitória contra o Juventude, dia 29 de fevereiro, e a derrota para o Caxias, no dia 30 de agosto, foram 16 partidas sem derrota.
Depois, 17 partidas invictas, incluindo Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. A série começou em 14 de outubro, na vitória sobre o Botafogo e terminou no fatídico 4×1 do Santos, pela Libertadores, custando a eliminação para o time de Renato Gaúcho.
Us Guris do Grêmio

O Grêmio tinha como principal jogador até o meio do ano Éverton Cebolinha, cria da base do tricolor. Porém o jogador se transferiu para o Benfica de Jorge Jesus e o Grêmio se viu novamente obrigado a olhar para a base. Pepê, que já dava as caras em 2019 assumiu a responsabilidade e se tornou de imediato o principal jogador gremista para o fim do ano.
Se um já é bom, imagina dois, três, ou talvez quatro? Cinco? O certo é que a base do Grêmio está rendendo muitos frutos de uma boa gestão nas categorias de base.
Jean Pyerre, voltando de lesão encantou os torcedores com suas “pifadas”. Porém teve que lidar com bastantes lesões e oscilou bastante na temporada.
Outro que veio da base do Grêmio e está mostrando suas credenciais é Ferreira. Após um longo tempo afastado devido a problemas com sua renovação de contrato, o jogador finalmente renovou e foi reintegrado ao time. Vem sendo regularmente utilizado como suplente pela ponta direita e dando resultado, como no jogo de ida contra o São Paulo, na Copa do Brasil, onde o jogador fez uma linda jogada para o gol de Diego Souza.
Outro jogador que vem se mostrando boa opção é Darlan. O jogador fez dupla com Matheus Henrique na volância do tricolor em muitas partidas, e fez bons jogos.
Por fim, Rodrigues. O jogador que era quinta opção no ano passado, atrás de Geromel, Kannemann, David Braz e Paulo Miranda. Porém, o jogador teve ótimas atuações quando foi chamado e subiu na hierarquia tricolor. Hoje ele é o substituto imediato da dupla titular.

El Tanque
Assim que Diego Souza foi contratado no início da temporada, a torcida caiu por cima dos dirigentes gremistas, alegando que o jogador era um ex-jogador em atividade. Porém nem o mais otimista torcedor esperava uma temporada tão boa para Diego “Showza”. O jogador fez 22 gols no ano, se tornando o maior artilheiro dos clubes da Série A do Brasil.

Eliminação na Liberta e classificação na Copa do Brasil
O Grêmio estava em boa fase nas três competições. Derrotou o Guaraní-PAR pelas oitavas da Libertadores, e chegou às quartas para enfrentar o Santos. Antes disso, o Grêmio havia eliminado o Cuiabá nas quartas da Copa do Brasil, e ia para a semifinal enfrentar o líder do Brasileirão, São Paulo. No Brasileiro, estava se recuperando e já figurava no G6.
Até que chegou a decisão da Libertadores. 1×1 na Arena e na outra semana, na Vila Belmiro, 4×1 para o Santos. Partida vexatória do Grêmio, que estava eliminado.

Logo depois, na outra semana, decisão na Copa do Brasil. Na Arena, 1×0 pro imortal, e no Morumbi 0x0. Grêmio classificado.

Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas