Foto principal: site monterre
Foto 1: Site Superesportes
Foto 2: Ivan Pacheco/Veja
Foto 4: Site Instituto engenharia
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 22 de setembro de 2020.
Quem já veio a Minas Gerais, provavelmente já foi ou passou perto do Gigante da Pampulha e até quem nunca conheceu a capital mineira, sabe da existência desse gigante que fica próximo a lagoa da Pampulha. Por lá tem muitas histórias de grandes shows, grandes jogos ou outros eventos. Nós do Futebolizando vamos contar um pouco mais desse fenômeno do futebol brasileiro.
Construção e fundação
Minas Gerais é conhecido por ser um estado bem acolhedor de pessoas bem humoradas, além de sua gastronomia, mas faltava algo na capital mineira e então em 1959 começou a ser construído o Mineirão. Foi uma obra bem complicada com várias interrupções, porém em 1963 foi finalizado e recebeu o nome de Estádio Governador Magalhães Pinto, nome que por muito tempo foi polêmico, pois Magalhães Pinto era conhecido por ter sido um ditador. No entanto, o nome que pegou mesmo pelos mineiros e depois pelo mundo foi Mineirão. O estádio recebeu em 1963 até mesmo o mítico Pelé.
Primeira Partida
A primeira partida só ocorreu dois anos depois, em 1965, já com o país vivendo no regime militar. No dia 5 de setembro, a seleção mineira recebeu o River Plate da Argentina, e os mineiros venceram aquele jogo por 1×0 com gol do atacante Buglê, que na época defendia o Atlético-MG. E a partir desse jogo, o gigante da Pampulha foi se consagrando como parte importante de Minas Gerais.
Grandes jogos e grandes eventos
Como já citado, o Mineirão passou a fazer parte da história de Minas Gerais e de todos os mineiros. Lá aconteceram vários eventos e jogos históricos e um deles, foi talvez um dos jogos mais marcantes do futebol brasileiro. Teve de felicidade a tristeza no estádio que recebe a todos com um bom tropeiro.
Santos de Pelé
O Santos Futebol Clube tinha em 1966 talvez o melhor ou um dos melhores times do mundo e foi até o Mineirão enfrentar os donos da casa Cruzeiro (Cruzeiro e Atlético-MG mandam seus jogos no Mineirão) e até os torcedores do Cruzeiro talvez já esperasse uma vitória Santista, já que ali estava o time do melhor jogador do mundo, além de outros companheiros que também eram destaque.
Mais de 90 mil pessoas estavam no estádio, com 77 mil pagantes, para assistir o Cruzeiro contra o Santos de Pelé, esse Santos que havia ganhado 11 dos últimos 15 campeonatos paulista, o Santos que havia ganhado o campeonato nacional de 61, 62, 63, 64 e 65. Mas tinha um problema, do outro lado tinha um time que queria acabar com essa hegemonia e sabe o que aconteceu? o Cruzeiro ganhou do Santos de Pelé por incríveis 6×2.
Seleção Brasileira
A seleção brasileira também fazia alguns jogos contra clubes e claro, ela veio até o Mineirão enfrentar o outro gigante de Minas, o Atlético-MG. O ano era 1969, ou seja, era aquela seleção que venceu o tri em 1970 e o que aconteceu? O Atlético-MG não tomou conhecimento dos canarinhos e venceu o jogo por 2×1. Essa foi a última vez que a seleção brasileira enfrentou um clube brasileiro.
Títulos
O Mineirão já viu muitas taças sendo levantadas, muitos campeonatos mineiros foram decididos lá e além disso, títulos gigantes. Por exemplo, o Mineirão já viu 3 títulos da libertadores de seus comandantes, duas levantadas pelo Cruzeiro, em 1976 e 1997 e ainda viu a libertadores do Atlético-MG em 2013, além de outras duas finais que não foram vencidas pelos mineiros. Além disso, o estádio viu 5 títulos brasileiros, sendo 4 do Cruzeiro (1966, 2003, 2013 e 2014) e um do Atlético-MG (1971). Apesar que nem todas as decisões foram no estádio, mas os jogos da competição passaram por lá.
Decepções
Nem só de felicidade vive um estádio, ou talvez felicidade para os donos da casa. Tanto Cruzeiro como Atlético já foram eliminados no Mineirão ao longo desses anos, ou sofreram algumas derrotas. Tanto Cruzeiro como Atlético foram rebaixados jogando em casa, o Atlético em 2005 após o empate em 0x0 com Vasco da Gama, tanto o Cruzeiro em 2019 na derrota para o Palmeiras por 2×0.
Além disso, o Atlético perdeu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2016 para o Grêmio no Mineirão o que foi crucial para perder consequentemente o título e o Cruzeiro, que sofreu várias derrotas pesadas, perdeu ano passado o primeiro jogo da semi final da Copa do Brasil para o Internacional.
Porém, talvez a maior decepção no estádio não tenha acontecido com times mineiros. O estádio ficou conhecido em 2014 como Mineiraço, uma referência ao Maracanaço de 1950. O Mineiraço foi a derrota da seleção brasileira de futebol para a Alemanha em uma semi final de copa do mundo jogada no Brasil. Nesse jogo, os alemães fizeram 5×0 em 30 minutos de jogo. Algo incrível de se ver. Para os apaixonados pela seleção foi um choque, para os críticos um evento sensacional, pois o jogo terminou como uma das maiores goleadas de copa, Brasil 1 x 7 Alemanha.
Localidade e estrutura
O Mineirão é localizado na Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001, no bairro de São José, em Belo Horizonte. Já teve uma capacidade de 100 mil pessoas, mas devido a duas reformas, uma delas para copa do mundo e jogos olímpicos, o estádio hoje comporta 62 mil pessoas. Elas são divididas em arquibancadas superiores e inferiores e separadas por cores. O Mineirão tem a fama de ser um dos estádios mais modernos do mundo, com uma bela esplanada para shows e um lindo museu que conta a história do estádio.
Eventos mais importantes
O Mineirão recebeu grandes eventos, seja esportivo ou não, por exemplo a copa das confederações de 2013 passou pelo estádio, Minas foi uma das sedes e teve três jogos, sendo eles: Taiti 1×6 Nigéria, Japão 1×2 México e Brasil 2×1 Uruguai (semi final).
Na copa do mundo de 2014, foram 6 jogos: Colômbia 3×0 Grécia, Bélgica 2×1 Argélia, Argentina 1×0 Irã (gol de Messi), Inglaterra 0x0 Costa Rica, Brasil 1×1 Chile (3×2 – Pênaltis) e Brasil 1×7 Alemanha (Klose se tornou o maior artilheiro de todas as copas no Mineirão).
Em 2016, o Rio de Janeiro sediou as olímpiadas, porém não daria conta de todos os eventos e algumas sedes foram designadas, dentre elas o Mineirão, que recebeu 6 jogos do futebol feminino, entre eles a vitória do Brasil sobre a Austrália nas quartas de final, com 52 mil pessoas assistindo e ainda mais 4 jogos do futebol masculino, com destaque para Alemanha 10×0 Fiji.
O Mineirão recebeu inúmeros shows, seja dentro do estádio ou na esplanada, que veio depois da copa de 2014, dentre estes shows, tem como destaque o show da banda Kiss, em 1983, Menudo em 1985, sem contar grandes eventos que aconteciam com regularidade no estádio, que era o Pop Rock Brasil, Axé Brasil e até mesmo a Torcida de Deus que ocorria todo ano no feriado de Corphus Crhists. O Skank gravou seu clipe “Uma partida de futebol” no estádio. Após a reinauguração em 2013, o estádio recebeu shows de Roger Waters, Elton John, Paul McCartney, Beyoncé e Pearl Jam. A esplanada também passou a receber artistas do mundo todo como o show do Black Sabbath, Foo Fighters, Los Hermanos, Iron Maiden, e os festivais Planeta Brasil 2014 (com participação do Guns N’ Roses) e Circuito Banco do Brasil 2014.
Gostou do Mineirão?
E aí, leitor? o que achou do Gigante da Pampulha? Tem ou não uma linda história? Isso não foi nem a metade, no museu do futebol, localizado no próprio Mineirão, você encontra outras histórias fascinantes, como a vitória do Cruzeiro sobre o Internacional por 5×4 (considerado um dos melhores jogos do estádio) e o chute do Nelinho que jogou a bola para fora do Estádio. Assim que a Pandemia acabar, o museu estará aberto para visita e você que não é de Minas Gerais, quando vier a nossa capital, não perca a oportunidade de conhecer essa lenda da Pampulha.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.
Muito bom! Ótimo conteúdo! Parabéns!
Parabéns Marcos Paulo! Ótimo texto! 👏👏👏