A Série C do Brasileirão 2020 está chegando em sua fase final. Aproveitando isso, vamos lembrar todos os campeões da nossa terceirona.
A terceira divisão do futebol brasileiro, que teve sua primeira edição em 1981, tendo muitas mudanças no regulamento e também sua disputa paralisada em algumas temporadas. Ao todo, 27 clubes de 12 estados já venceram a competição, que já possui 29 edições.
1981: Olaria – RJ
Após duas fases de mata-mata e posteriormente uma fase de grupos, o Olaria (primeiro colocado no grupo A) conquistou o título após vencer o Santo Amaro (primeiro colocado no grupo B) por 4×1 no agregado.
O campeonato não teve edições entre 1982 a 1986
1987: Americano – RJ e Operário – MS
Foram divididos em dois módulos (branco e azul) e, após fases de grupos e de mata-mata. Na última fase, foi formado dois grupos, um em cada módulo e quem somava mais pontos vencia o módulo. Portanto, O Americano venceu o módulo azul com 16 pontos e o Operário, o módulo branco com 17 pontos ganhos. Não houve confronto entre os dois campeões.
Curiosidade: foi nos promovidos à serie B do ano seguinte. De acordo com o regulamento subiriam os 12 primeiros colocados dos Módulos azul e branco. Porém o regulamento não especificava se seriam os 6 melhores de cada módulo ou os 12 melhores em uma classificação geral. No fim, nada disso foi realizado, e alguns jogaram a Série B e outros a Série C em 1988
1988: União São João – SP
A competição voltava e com uma mudança total no formato. Eram três fases com grupos e, nessa última fase, o primeiro colocado de um grupo (União), enfrentaria o primeiro colocado do outro grupo (Esportivo-MG). O agregado dos dois jogos rendeu um 3×3 e, por ter mais vitórias, o time paulista ficou com o título.
Curiosidades:
Nesta edição do Campeonato Brasileiro foi introduzido um novo sistema de pontuação. A vitória nos 90 minutos passou a valer 3 pontos, enquanto a derrota continuava não ganhar nenhum ponto. Em caso de empate todo o jogo teria disputa de pênaltis; o vencedor ganhava 2 e o perdedor 1 ponto.
Os dois primeiros lugares seriam promovidos à Série B de 1989. Entretanto, como a Série C foi extinta no ano seguinte, a Série B foi realizada com 96 clubes. Muitos dos participantes da Série C de 1988 foram convidados para disputar a Série B do ano seguinte.
Não teve campeonato em 1989
1990: Atlético-GO
Com fase de grupos e mata-mata, Atlético-GO e América MG chegavam à final. Os dois jogos terminaram em 0x0 e nos pênaltis, o time goiano levou a melhor por 3×2.
Curiosidade: Teoricamente, os quatro semifinalistas subiriam, mas a CBF decidiu aumentar o número de participantes no ano seguinte ( de 24 para 64) e não realizar a série C em 1991.
1992: Tuna Luso-PA
Novamente a CBF voltava atrás e a Série C era novamente disputada. O formato era quase o mesmo. Porém haveria duas fases com grupos. Em um grupo, com menos times participantes, o campeão da chave iria direto para a final, e o segundo grupo, com mais times, disputava uma semifinal e uma final entre eles para decidir o finalista. Tínhamos então os dois finalistas. Tuna Luso-PA, que se classificou direto, e Fluminense-BA, que chegou pelo mata-mata.
O agregado dos dois jogos foi 3×3 e a Tuna Luso, com melhor campanha na competição conquistou o título.
Curiosidade: As primeiras informações eram da participação de 25 clubes, sendo que cada Federação indicaria uma equipe. Logo após, a CBF mudou de ideia e anunciou a participação de 42 clubes, mas afirmou que não bancaria as despesas com viagens e hospedagens. Vários clubes desistiram de disputar o campeonato por causa disso e, no final a competição, que quase foi cancelada, foi disputado po 31 clubes.
1993 não teve competição
1994: Novorizontino-SP
Fase de grupos, quem passava jogava duas fases de mata-mata e, a partir das quartas, fases eliminatórias em jogo único. Na final chegavam Novorizontino-SP e Ferroviária-SP, que jogariam ida e volta.
O resultado agregado foi 6×0 para o Novorizontino, conquistando assim o torneio.
1995: XV de Piracicaba-SP
Com mais de 100 equipes disputando, o regulamento permaneceu igual ao ano anterior, apenas com aumento de uma fase de mata-mata. Na final, XV de Piracicaba e Volta Redonda se enfrentaram.
O resultado agregado foi de 3×0 para os paulistas, conquistando o título.
1996: Vila Nova-GO
Mesmo regulamento de 1994, com 58 times. Vila Nova e Botafogo-SP se enfrentaram na final, que rendeu o primeiro título aos goianos na Série C. Agregado 3×1.
1997: Sampaio Corrêa-MA
Regulamento idêntico até as quartas de final. Os quatro classificados fazem uma fase de grupos e o primeiro leva o caneco. No caso, o time Maranhense, que somou 12 pontos.
1998: Avaí-SC
Mesmo regulamento da temporada anterior. O time de Santa Catarina levou o título ao somar 9 pontos.
1999: Fluminense-RJ
Com número mais reduzido de equipes, o número de fases diminuiu. Agora seriam uma fase de grupos e duas de mata-mata, até chegar ao quadrangular. O Flu conquistou o título ao fazer 13 pontos.
2000: Malutrom-PR
Três etapas com fases de grupos. Os dois primeiros da última etapa das fases de grupos chegariam à final. Malutrom-PR e Uberlândia-MG. No agregado, 4×3 para os paranaenses.
Curiosidade: O campeão da competição, ao invés de ascender à segunda divisão, disputaria a fase oitavas de final do Brasileirão série A, contra o time de melhor campanha na competição.
2001: Etti Jundiaí-SP
Duas etapas de Fases de Grupos. Os primeiros colocados dos 4 grupos fariam o quadrangular final. O clube de São Paulo, por fazer mais pontos no grupo (14) se sagrou campeão.
2002: Brasiliense-DF
Uma fase de grupos, logo após três fases mata-mata e um quadrangular final. Com 12 pontos, o time de Brasília conquistou o título.
2003: Ituano-SP
Uma fase de grupos, logo após quatro fases mata-mata e um quadrangular final. O Ituano sagrou-se campeão após fazer 11 pontos no grupo.
2004: União Barbarense-SP
Mesmo regulamento de 2002. Com 15 pontos, o União Barbarense foi declarada campeão
2005: Remo-PA
Mesmo regulamento. O Remo, com 10 pontos foi campeão.
2006: Criciúma-SC
Quatro fases de grupos, sendo a última com 8 equipes. Com 31 pontos, o Criciúma venceu a competição
2007: Bragantino-SP
Mesmo regulamento. O Bragantino, com 26 pontos conquistou o título.
2008: Atlético-GO
Mesmo regulamento. O Atlético-GO fez 29 pontos e conquistou o caneco.
2009: América-MG
Quatro grupos, posteriormente quartas e semifinal em mata-mata. ASA de Arapiraca-AL e América-MG chegaram à decisão. Com resultado agregado em 4×1, os mineiros levantaram a taça.
2010: ABC-RN
Mesmo regulamento. Na final, Ituiutaba-MG e ABC-RN duelaram. No agregado, 1×0 para o ABC, sagrando-se campeão.
2011: Joinville-SC
Duas fases de grupos, o primeiro de cada um dos dois grupos da segunda fase fariam a final. Desse modo, Joinville e CRB-AL fizeram a final. Com placar agregado de 7×1 os catarinenses levaram o campeonato.
2012: Oeste-SP
Fase de grupos, quartas de final, semifinal e final. Desse modo, Oeste-SP e Icasa-CE chegaram à final. O Oeste, com placar agregado de 2×0 conquistou o título.
2013: Santa Cruz-PE
Mesmo regulamento. Santa Cruz e Sampaio Corrêa se enfrentaram na final. Agregado 2×1 e Santa Cruz campeão.
2014: Macaé-RJ
Mesmo regulamento. Macaé e Paysandu se enfrentaram na final. No agregado, 4×4 e, por conta de ter marcado mais gols fora de casa, os cariocas ficaram com o título.
2015: Vila Nova-GO
Mesmo regulamento. Vila Nova e Londrina fizeram a final, que no agregado, ficou em 4×2 para o time goiano, sagrando-se assim, campeão.
2016: Boa Esporte-MG
Mesmo regulamento. Guarani-SP e Boa-MG duelaram na final. No agregado 4×1 para o time de Minas Gerais, campeão do campeonato.
2017: CSA-AL
Mesmo regulamento. Fortaleza-CE e CSA-AL fizeram a final. No placar agregado 2×1 e festa do CSA, campeão.
2018: Operário-PR
Mesmo regulamento. Cuiabá-MT e Operário-PR se enfrentaram na final. Com 4×3 no agregado, os paranaenses conquistaram o título.
2019: Náutico-PE
Mesmo regulamento. Náutico e Sampaio Corrêa fizeram a final. Com o placar de 5×3 no agregado, o Náutico conquistou o título.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Bem como, nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.