Foto: Twitter do RB Bragantino
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 1 de fevereiro de 2021
O Internacional lidera o campeonato brasileiro há 3 rodadas e desde que se tornou líder, todo lance vem sendo questionado pelos adversários. Até lances claros como foi o pênalti de ontem. Quando um time está na liderança e na reta final do campeonato se torna muito comum questionamentos de lances do time, mesmo onde não há polêmica, quando se trata do líder, passa a ter.
No jogo contra o Grêmio, o Inter fez um gol de pênalti nos acréscimos e Renato reclamou, mesmo as imagens mostrando que a bola tocou no braço do zagueiro gremista e impediu a passagem da bola que iria em direção a Abel. Ontem, em um lance mais claro ainda para a arbitragem, torcedores dos concorrentes ao título questionou o pênalti, mesmo a bola tendo batido claramente na mão do zagueiro e desviando seu percurso.
Mas por que estes questionamentos? Todo mundo quer ganhar o campeonato, então todo lance a favor de quem estiver na liderança será questionado com intuito de pressionar a arbitragem. No lance de ontem contra o Bragantino, o próprio jogador de Bragança disse ao final da partida: “Eu estava correndo e a bola pegou no meu braço… na minha barriga e no meu braço e saiu. Mas se o Var disse que foi pênalti, tenho que assumir meu erro”.
Alguns comentaristas de arbitragem também falaram sobre o pênalti. Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, disse: “Mesmo que a bola tenha desviado em uma parte do corpo antes, é pênalti. Porque o jogador amplia o espaço corporal com o braço. Esse lance não vai ter discussão nos grupos, todos os árbitros vão concordar que foi pênalti”.
Na Europa, esse tipo de pênalti nem tem discussão, mas no Brasil querem pressionar a arbitragem de todos os jeitos. No jogo do Atlético-MG, teve um pênalti para o vice líder em que a bola tocou no braço do jogador do Fortaleza, quando o braço estava colado ao corpo e ninguém polemizou o lance, mas certamente o fariam caso o Atlético estivesse em 1°.
Hoje em dia a pessoa consegue achar de tudo na internet.
Posso dizer que o seu artigo ajudou muito e também é de
extremo valor. Muito obrigado pela informação e
compartilhei no meu facebook.