Foto: Ricardo Duarte / Internacional
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 29 de janeiro de 2021
O Internacional está próximo de quebrar um jejum que já dura mais de 40 anos, porém estar perto não garante nada, pois em outras 2 oportunidades, o colorado estava perto (2005 e 2009) e acabou ficando sem o título, por isso o técnico Abel Braga fala sim em possibilidade de título, mas sem achar que já ganhou alguma coisa.
O colorado tem 62 pontos em 32 jogos, porém São Paulo e Flamengo têm 58 pontos e isso pode parecer longe, mas não é, ainda faltam 6 rodadas e com uma rodada, todo contexto pode mudar. Mas quantos pontos o Inter precisa de fato para ser campeão? Quantos jogos o colorado pode perder ainda sem deixar o título em risco como em 2005 e 2009?
Apenas uma vez em todos os campeonatos de pontos corridos, que o líder da 32° rodada com pontuação superior a 4 de diferença, perdeu o título no final. Foi em 2009, quando o Flamengo tinha 6 pontos a menos que o líder Palmeiras e no final conseguiu ser campeão, porém é algo bem incomum de acontecer, mas o Inter só depende dele e o que o Inter precisa?
Caso o Internacional vença 5 de seus 6 jogos, não tem mais conversa, o Colorado se sagra campeão nacional, se vencer 4 e empatar uma também se sagra campeão, ou seja, para não depender de ninguém, o Inter só pode perder um dos 6 jogos restantes. Mas caso São Paulo e Flamengo (que se enfrentam na última rodada) e Atlético-MG percam algum de seus jogos (o Flamengo enfrenta o Inter na penúltima rodada), a história fica melhor para o Inter que aí precisaria de apenas 4 vitórias ou 3 vitórias e um empate para ficar com a taça.
Mas o fato é que os cálculos não valem muito nesta hora, o que vale é bola na rede e o Internacional vai enfrentar um adversário bem difícil no Beira-Rio, que é o Bragantino, enquanto o Flamengo pega o Sport fora de casa, o São Paulo encara o Atlético-GO também fora de casa e o Atlético-MG pega o Fortaleza em casa. O Sport ainda luta para ficar na série A, o Atlético de Goiás já se garantiu e o Fortaleza também briga para não cair.