Foto: Uol
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 4 de janeiro de 2021
Muitos clubes tradicionais no Brasil já completaram seu primeiro centenário, mas parece que os 100 anos não traz muita sorte para alguns times no Brasil. O mais recente a passar por isso foi o Cruzeiro que completou 100 anos no sábado e vive o pior pesadelo de sua história, o time está na série B e provavelmente não conseguirá voltar para a elite do futebol nacional esse ano.
Mas não foi só o Cruzeiro que teve um centenário desastroso, outros clube não foram tão bem assim quando estavam completando 100 anos. Veja a seguir alguns exemplos que aconteceram com os times brasileiros nesta data ou próximo desta data que seria “especial”.
O rival Atlético-MG fez 100 anos em 2008 e foi um ano conturbado. A equipe tinha voltado a pouco tempo da série B e ainda estava se reestruturando. Naquele ano, o Galo não ganhou nem o campeonato estadual (ficando com o vice-campeonato) e ficou apenas em 12° no Brasileirão.
O Vaco, talvez foi o melhor no ano de seu centenário, ele conseguiu ser campeão da libertadores, porém fracassou no mundial de clubes. O Flamengo montou um super time em 1995 quando fez 100 anos, porém no Brasileirão, terminou com a 21ª colocação. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Grêmio nas semifinais e caiu diante do Independiente na final da Supercopa dos Campeões da Libertadores. Venceu apenas a taça Guanabara.
O Fluminense estava na série C quando tinha 99 anos e graças a um campeonato estranho em 2000, não passou seu centenário na série B. Já o Botafogo conseguiu voltar a elite do futebol brasileiro bem no ano do centenário, mas não teve vida fácil na série B.
O Grêmio quase caiu no ano que fez 100 anos, ficou em 20° lugar no brasileirão, porém no ano seguinte foi rebaixado para série B em último lugar. Já o rival Internacional teve um centenário um pouco melhor, em 2009 o Inter foi campeão da copa intercontinental Suruga Bank e campeão gaúcho, mas não conseguiu o título brasileiro.