Foto: Notícias Inter
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 18 de dezembro de 2020
O dia 17 de dezembro de 2006 ficará para sempre na memória do torcedor colorado. Aquele domingo de manhã em que Abelão comandou o clube, Iarley fez chover, Índio sangrou, Gabiru foi o herói improvável, Ceará anulou o melhor do mundo, que estava do outro lado e o Inter chegou ao todo do mundo, sendo o 3° time brasileiro a ganhar o mundial de clubes da FIFA.
Ninguém acreditava no Inter, apenas o torcedor colorado que conhecia seu elenco aguerrido. Enquanto muita gente dizia que o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Iniesta, Deco, Puyol, Victor Valdés e companhia iria golear, o jogador colorado Perdigão, dava esperanças para os torcedores do Inter dizendo que “Nós vamos atropelar os malandros”.
Em um jogo bem disputado, com Clémer fazendo grandes defesas, aos 36 do segundo tempo, Abel Braga fez o que muitos chamou de loucura, ele tirou o ídolo e artilheiro Fernandão da final para colocar o contestável Adriano Gabiru. Porém, poucos minutos depois, Iarley, que fazia uma grande partida, deixou Puyol na saudade e deu um lindo passe para Gabiru que não ligou para o tamanho de Victor Valdés e colocou a bola na rede, fazendo do Inter o campeão do mundo FIFA, algo alcançado até então apenas por Corinthians e São Paulo.
A festa foi grande, foi a maior conquista da história do Inter, que naquela época, ainda não tinha 100 anos, mas estava perto disso. Até hoje, esse é a maior conquista do time colorado. Os torcedores ainda viram Ronaldinho (ídolo do Grêmio) ficar revoltado com a derrota e a festa foi vermelha, pois o mundo naquele dia era do Inter e ele era colorado.