Foto: Inter / DVG
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 16 de dezembro de 2020
O Internacional terá um novo presidente a partir do dia 1° de janeiro de 2021. Será Alessandro Barcellos (chapa 5 – O Inter pode mais) que venceu o 2° turno das eleições no Inter, ontem (16), batendo José Aquino (chapa 3 – Reage Inter). Também foram eleitos novos conselheiros e essa gestão comandará o Inter por 3 anos, 2021, 2022 e 2023).
A eleição do Inter funciona em dois turnos, no primeiro turno havia 5 chapas e foi feita uma votação de maneira interna, após definir quem iria para o segundo turno, os sócios em dia com o clube escolheriam seus novos conselheiros e seu novo presidente. 65 mil colorados estavam aptos a votar e estavam também com fome, pois houve número recorde de votantes, foram pouco mais de 29 mil votos.
O Inter vive um jejum de títulos, faz 9 anos que não ganha nenhum título de expressão, desde a Recopa sul-americana de 2011 e na última gestão do presidente Marcelo Medeiros, o clube se quer ganhou o campeonato gaúcho, ou seja, já são 4 anos sem levantar nem a taça do estadual, algo bem frustrante para o maior campeão deste torneio.
A torcida quer mudanças e por isso optou por Barcellos e não foi um número pequeno, Barcellos teve 16.522 votos (56,8% dos votos), enquanto José Aquino teve 9.600 votos (33,05% dos votos), ainda houve 565 votos (1,9% dos votos) Brancos e 2.354 votos (8,1% dos votos) colorados anularam o voto para presidente.
Uma das justificativas para a anulação dos votos foi que a torcida considera o atual presidente Marcelo Medeiros, o maior perdedor da história do Inter e não queria saber de ninguém que fosse minimamente aliado a ele. O presidente eleito Barcellos foi por muito tempo da gestão Medeiros sendo diretor de futebol e até pouco tempo diretor financeiro, em contrapartida, José Aquino pertencia ao mesmo grupo político de Medeiros, conhecido como MIG.
Então o resultado da eleição foi mesmo a vitória de Barcellos que já fez seu primeiro discurso, agradeceu a família, prometeu títulos e um novo técnico na sua gestão, descartando assim o atual técnico Abel Braga. O técnico do Independiente Del Valle, Miguel Ángel Ramirez está muito próximo da nova diretoria e pode ser anunciado nos próximos dias.