Foto: GettyImages
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 13 de novembro de 2020
O técnico Felipão chegou ao Cruzeiro para tentar tirar o time do buraco. Quando o comandante chegou, o Cruzeiro era vice lanterna da série B, e ele chegou com discurso de vencer etapas, eram elas; 1. Tirar o clube da zona de rebaixamento (isso já conseguiu). 2. Entrar entre os 10 melhores do campeonato e por último colocar o time na elite do futebol nacional.
Felipão traçou esses objetivos porque tem histórico de vencedor e é capaz de fazer isso pelo clube, mas você conhece a história do gaúcho Felipão? Sabe quais são seus maiores títulos? e suas piores derrotas? acompanhe essa reportagem e conheça a história do comandante.
Origem
Luiz Felipe Scolari nasceu no dia 9 de novembro de 1948, ele tem 72 anos, é de Passo Fundo no Rio Grande do Sul e começou sua carreira como jogador de futebol e atuava como zagueiro. Seu primeiro time foi o Aimoré de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
Comandante
Mas sua carreira é marcada mesmo por ser comandante. Felipão já passou por vários clubes e até seleção, dentro disso treinou grandes craques, como Cristiano Ronaldo e já venceu até copa do mundo com a seleção brasileira. Seu primeiro time foi o CSA de Alagoas e de lá também veio o primeiro título que foi o campeonato alagoano de 1982.
Depois disso, Scolari voltou para sua terra natal e treinou alguns times gaúchos. Passou duas vezes pelo Juventude, uma vez pelo Brasil de Pelotas e pelo Pelotas. Posteriormente foi contratado pelo Grêmio e venceu o campeonato gaúcho de 1987. Depois passou por alguns times do oriente médio e até pelo Goiás.
Em 1991, ele surpreendeu levando o modesto Criciúma ao título da copa do Brasil e com esse destaque nacional foi novamente para o exterior, porém não obteve tanto sucesso como era de se esperar do comandante.
Em 1993, Felipão voltou para o Brasil e foi treinar o Grêmio novamente, e lá conquistou alguns títulos como: Copa do Brasil de 1994, a Copa Libertadores da América de 1995 e o Campeonato Brasileiro de 1996, além dos títulos estaduais. Por ter vencido a libertadores de 1995, o time foi disputar a Copa Intercontinental contra o Ajax. O torneio tinha formato em jogo único, mas Felipão viu seu time perder nos pênaltis.
Em 1997, Felipão foi treinar o Palmeiras, clube que levantou de vez sua carreira, pelo time paulista, Felipão começou sendo vice-campeão brasileirão, mas no ano seguinte conquistou dois grandes títulos, curiosamente em cima do Cruzeiro, a copa do Brasil e a copa Mercosul.
Em 1999, Felipão venceu novamente a libertadores, agora dando o título inédito para o Palmeiras e por ter vencido a competição teve a segunda chance de disputar o Intercontinental de clubes que ainda tinha o formato de jogo único e perdeu novamente, desta vez para o Manchester por 1×0. Felipão ficou no Palmeiras até 2001.
Cruzeiro
Felipão teve sua primeira passagem no Cruzeiro em 2001 e já de estreia venceu a copa sul-minas no comando do clube, mas sua passagem por Minas Gerais foi bem curta, pois a seleção brasileira estava em crise, correndo riscos de não ir para copa de 2002 e então Felipão recebeu a proposta da CBF e foi treinar a seleção canarinho.
Seleção Brasileira
Mesmo com toda a pressão da torcida pela classificação e ainda o fato de Felipão não estar convocando Romário, o treinador conseguiu superar e levar a seleção para o mundial de 2002. Mas não foi apenas isso, Felipão conseguiu conquistar a copa do Mundo por aquela seleção (a última conquista brasileira) e não foi qualquer campanha, fora 7 vitórias e 7 jogos, derrotando a poderosa Alemanha na final com dois gols do fenômeno Ronaldo.
Portugal
A CBF pediu, a torcida pediu, jogadores pediram, mas Felipão não permaneceu na seleção canarinho, ele disse que queria treinar uma seleção europeia. Não demorou muito e o convite chegou e Felipão foi tentar o título inédito pela seleção portuguesa cheia de craques como Figo, Deco e o ainda garoto Cristiano Ronaldo. Porém o sucesso não foi o mesmo, Felipão foi eliminado na semi-final e acabou ficando com o 4° lugar daquela copa.
Felipão continuou na Europa, mas dessa vez passou por clubes e o grande destaque foi sua passagem pelo poderoso clube inglês, o Chelsea.
Retorno ao Brasil
Em 2014, Felipão voltou a sua terra e foi treinar o Grêmio novamente, mas dessa vez não teve muito sucesso e conseguiu comemorar no máximo uma ou outra vitória em grenal e nenhum grande título de expressão até sair do clube em 2015.
Algumas derrotas
Felipão chegou a ganhar a copa do Brasil pelo Palmeiras, mas no mesmo ano acabou sendo rebaixado para série B do campeonato brasileiro. Mas sua maior derrota como treinador, sem dúvida, foi na copa do mundo de 2014. Jogando em casa pela semi-final, no estádio Mineirão, a seleção brasileira foi massacrada pela seleção alemã, uma derrota arrasadora por 7×1, algo que marcou negativamente a carreira de Felipão.
Volta por cima
Depois de muito tempo desacreditado, Felipão voltou ao Palmeiras para sua terceira passagem e quando todos achavam que era um técnico ultrapassado, ele conquistou o campeonato brasileiro de 2018 pelo time paulista.
Retorno ao Cruzeiro
Agora em 2020, Felipão foi chamado para uma situação atípica, o Cruzeiro em maus lençóis, sendo 19° colocado na série B, convidou Scolari para tentar o milagre do acesso a série A. Felipão já tirou o time da zona do rebaixamento e agora busca o g-4 da série B.
E aí leitor? O comandante tem ou não história? Essa é história do técnico Luiz Felipe Scolari. Será que ele conseguirá vencer mais esse desafio de tirar o Cruzeiro da série B? E será que o veterano treinador consegue conquistar mais algum título importante na carreira.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.