Foto: Arquivo Blasting News
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 31 de outubro de 2020
Há muito tempo, cada jogador contava seus gols da sua maneira. Uns contavam gols feitos por times de base até o profissional, outros contavam jogos treinos e até mesmo amistosos contra times amadores. Porém nos últimos anos, a Federação de Estatística do Futebol (instituto reconhecido pela FIFA), o site Futdados e até mesmo o Lance fizeram um levantamento dos jogadores que mais fizeram gols no futebol.
Entretanto, não vale contar tudo e do jeito que quiser, a Federação tem como regras contar apenas gols oficiais, ou seja, jogadores que dizem ter 1000 gols, não tem todos como oficial. O instituto fez o levantamento com as seguintes regras: para ser considerados gols oficiais, a partida precisa ser entre dois times profissionais (não conta categoria de base), tem que valer 3 pontos por alguma competição ou ser mata-mata de alguma copa (não vale amistosos entre equipes) e por fim, o único amistoso que conta como jogo oficial, são partidas entre seleções nacionais realizadas dentro da data FIFA.
Seguindo essas regras, nós do Futebolizando, pegamos os sites e instituto citado e iremos apresentar a vocês, leitores, os 20 maiores artilheiros do futebol mundial. Dentre eles, tem alguns brasileiros, tem jogador que se aposentou há muito tempo e também há jogadores que estão em atividade em grandes clubes na Europa. Sem mais delongas. Segue nossos 20 maiores artilheiros do futebol:
Em 20° lugar já aparece um brasileiro, se trata de Zico. O galinho que jogou muito tempo pela seleção brasileira fez 536 gols oficiais na carreira.
O 19° colocado nesta lista é o Alemão Fritz Walter, que fez 539 gols oficiais na carreira, apenas 3 a mais que o brasileiro Zico.
Na 18° colocação aparece o único jogador da América do norte nesta lista, trata-se do Mexicano Hugo Sánchez, que marcou 541 gols oficiais.
Em 17° lugar aparece o Português Fernando Peyroteo que em toda a sua carreira fez 544 gols oficiais atuando por clubes e seleção.
No 16° lugar aparece o austríaco Franz Binder que ao todo fez 546 gols oficiais.
O 15° colocado nesta rica lista é o Escocês Jummy McGrory com 550 gols oficiais na carreira.
Em 14° lugar na lista dos maiores artilheiros do futebol aparece um jogador que ainda está em atividade no futebol mundial, portanto seus números ainda podem aumentar. Estamos falando do Sueco Ibrahimovic que tem 552 gols oficiais.
Na 13° posição tem o Polonês Ernst Willimowski com 554 gols oficiais.
O 12° lugar fica por conta de mais um brasileiro, trata-se de Arthur Friedenreich que fez incríveis 557 gols oficiais na carreira.
Agora temos dois jogadores empatados da 10° colocação e um deles é brasileiro, estamos falando do Folclórico Túlio Maravilha que passou pela seleção brasileira e muitos clubes no Brasil e estava jogando até 2019. Ele aparece empatado com o alemão Uwe Seeler com 575 gols.
Entramos no G-10 e o 9° colocado é o Húngaro Ferenc Deak com 576 gols, apenas um a mais que o alemão e o brasileiro.
O 8° lugar fica por conta do mítico português Eusébio que fez 623 gols oficiais na carreira contando clube e seleção.
Na 7° colocação aparece um jogador que sempre aparece nas nossas listas de artilheiros ou algo parecido. Se trata do argentino Lionel Messi. O craque do Barcelona balançou as redes 708 vezes, já contando o último gol dele feito contra a Juventus pela Champions League.
Em 6° lugar aparece mais um alemão, é Gerard Müller que fez 735 gols oficiais por seus clubes e seu país.
Na 5° colocação aparece outro jogador que sempre está nos primeiros lugares de nossas listas. Inclusive é o maior artilheiro do futebol contando aqueles que estão em atividade. É o craque português Cristiano Ronaldo que até agora fez 742 gols oficiais por Portugal, Sporting, Manchester, Real Madrid e Juventus. O craque disse que quer ser o maior artilheiro do futebol e não está longe disso.
Na 4° colocação temos mais um húngaro e estamos falando de outro jogador mítico no futebol, se trata de Puskas, que volta e meia frequenta nossas listas. Ele fez 746 gols oficiais.
No pódio aparece aquele que para muitos é o rei do futebol, estamos falando de Pelé, que ao contrário do que muitos pensam, ele não chegou a 1000 gols, mas fez 767 gols oficiais por clubes e seleção e ocupa a 3° colocação.
Em 2° lugar tem mais um brasileiro que ao contar os gols até pela categoria de base, chegou aos 1000, mas em números oficiais marcou 772 gols, estamos falando do baixinho Romário.
E o grande artilheiro da história do futebol mundial, aquele que deixa Rei, Robozão, ET, baixinho e todos esses comendo poeira é o austríaco e mítico Josef Bican que fez incríveis 805 gols oficiais e todos eles tem registros em súmula portanto são 805 gols comprovados.
Segue nossa lista de artilheiros resumida:
1° Josef Bican – Áustria – 805 gols
2° Romário – Brasil – 772 gols
3° Pelé – Brasil – 767 gols
4° Puskas – Hungria – 746 gols
5° Cristiano Ronaldo – Portugal – 742 gols (em atividade)
6° Gerard Müller – Alemanha – 735 gols
7° Lionel Messi – Argentina – 708 gols (em atividade)
8° Eusébio – Portugal – 623 gols
9° Ferenc Deak – Hungria – 576 gols
10° Uwe Seeler – Alemanha – 575 gols
11° Túlio Maravilha – Brasil – 575 gols
12° Arthur Friedenreich – Brasil – 557 gols
13° Ernst Willimowski – Polônia – 554 gols
14° Ibrahimovic – Suécia – 552 gols (em atividade)
15° Jummy McGrory – Escócia – 550 gols
16° Franz Binder – Áustria – 546 gols
17° Fernando Peyroteo – Portugal – 544 gols
18° Hugo Sánchez – México – 541 gols
19° Fritz Walter – Alemanha – 539 gols
20° Zico – Brasil – 536 gols
E aí leitor? gostou da nossa lista? Foi surpreendido? Acha que Messi e Cristiano Ronaldo vão liderar essa lista em breve? Vale reforçar sempre que só contamos aqui no Futebolizando números oficiais.
Fonte: Futdados
Fonte: O Lance
Fonte: Federação de estatísticas do futebol (IFFHS)
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.