Foto: De Placa
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 6 de outubro de 2020
Volta e meia chega algum treinador estrangeiro para treinar um time brasileiro e sempre vem a polêmica, será que não tem treinador brasileiro bom o suficiente para ser melhor que os estrangeiros? A maioria não dava certo e sempre saia criticado do time.
O Internacional, por exemplo, teve o Fossati em 2010 que deixou o time na semi da libertadores, ele saiu criticado e veio Celso Roth para ganhar aquela libertadores. Aguirre também passou por Inter, São Paulo e Atlético-MG, Gareca passou pelo Palmeiras e nenhum ganhou algum título de expressão. Porém no ano passado, o português Jorge Jesus ganhou Libertadores e Brasileirão com Flamengo e colocou os técnicos estrangeiros em destaque novamente.
Esse ano, o técnico Jorge Jesus foi para o Benfica, porém o Rubro negro trouxe o espanhol Domènec Torrent. Seguindo essa linha de estrangeiros, o Internacional trouxe o argentino Eduardo Coudet e o Atlético-MG trouxe o também argentino Jorge Sampaoli. Muita gente da mídia criticou o número excessivo de técnicos estrangeiros no Brasil. O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo chegou a dizer que o Brasil é penta campeão com técnicos nacionais.
Bom ou ruim, o fato é que neste momento, o G-4 do campeonato brasileiro é composto por: Atlético-MG do argentino Sampaoli, Internacional do argentino Coudet, Palmeiras de Luxemburgo e Flamengo de Domènec, ou seja, dos 4 primeiros clubes, 3 são estrangeiros e o único brasileiro é aquele que crítica os técnicos estrangeiros. Mas será que algum deles vai ganhar algum título de expressão?
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.