Depois de 12 anos, o Palmeiras é campeão paulista. O título de 2020 veio novamente sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, técnico dos últimos quatro títulos estaduais do Verdão (1993/94/96/2008). A conquista veio nos pênaltis, por 4 x 3, após 1 x 1 no tempo regulamentar.
Luiz Adriano, logo no início do segundo tempo, mostrou a qualidade de um centroavante nato e cabeceou com perfeição para superar a muralha de nome Cássio. Nos acréscimos, Jô marcou de pênalti e levou a disputa para os pênaltis.
Além de quebrar o incômodo jejum e conquistar o 23° título estadual, o Palmeiras impediu o inédito tetracampeonato paulista do maior rival e ainda vingou a dolorida derrota na final de 2018. Luxemburgo tornou-se o maior vencedor do Paulistão, com nove títulos por Palmeiras, Santos e Corinthians.
⏱ Primeiro tempo
Assim como o jogo de ida, em Itaquera, a etapa inicial no Allianz Parque foi muito equilibrada e, infelizmente, entediante. Na verdade, a única chance real de gol veio logo aos seis minutos, quando Zé Rafael tocou na pequena área para Willian, que encheu o pé, mas Cássio fez uma defesa espetacular para salvar o Corinthians.
Depois, o dérbi foi de muita disputa no meio-campo e pouca emoção. Com 27 minutos, Jô chegou a driblar Weverton e balançar a rede palmeirense. No entanto, a arbitragem marcou impedimento do centroavante alvinegro.
⏱ Segundo tempo
Após o intervalo, logo aos três minutos, Viña cruzou da intermediária pela esquerda, e Luiz Adriano cabeceou com perfeição entre os zagueiros para abrir o placar para o Palmeiras.
Após o gol alviverde, o Corinthians teve de ser mais ofensivo. Como consequência, o Palmeiras passou a jogar no contra-ataque, e a partida ganhou em dramaticidade. As oportunidades, entretanto, continuaram escassas. Com dez minutos, Rony bateu forte do meio da área, a bola desviou em Éderson, mas Cássio fez uma tranquila defesa.
O Corinthians pressionava na base do abafa e, aos 50 minutos, Gustavo Gómez deu carrinho em Jô e cometeu pênalti. O atacante alvinegro bateu no cantinho, Weverton foi muito bem, mas a bola morreu de mansinho no gol.
⚽️ Pênaltis
Corinthians: Danilo Avelar, Sidcley e Jô converteram; Michel e Cantillo bateram, e Weverton espalmou.
Palmeiras: Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Patrick de Paula marcaram; Bruno Henrique cobrou, e Cássio pegou.