Foi se o tempo em que os clubes sul-americanos batiam de frente com os clubes europeus e passavam fácil por clubes de fora do eixo UEFA-Conmebol. Já é do passado também os clubes conseguirem manter seus craques no time, sem vender para a Europa ou para o mercado Árabe ou Chinês.
Nos últimos anos o que vimos é confrontos duros dos sul-americanos nas semifinais do Mundial de clubes, contra times considerados mais fracos. Ontem (07), o Palmeiras foi eliminado pelo Tigres e se tornou o 5º sul americano eliminado em fase semifinal de Mundial nos últimos 10 anos. Desses 5, 3 são brasileiros.
O que ocorre neste momento é que o futebol está se expandindo em lugares que antigamente era considerado amador. Times árabes administrados por sheiks milionários, atraem diversos jogadores do nosso continente para jogar em seus times. Oferecendo salários estratosféricos, os próprios jogadores forçam uma saída do clube para jogar lá. Times asiáticos usam da mesma forma de atração e, com isso diversos bons jogadores rumam para esse mercado. Isso sem contar o futebol da América do Norte, que cada vez mais atrai jogadores europeus em fim de carreira.
Se engana quem pensa que apenas sul-americanos rumam para esses países. Muitos jogadores consagrados na Europa, e em busca de novos desafios, ou também atraídos pelo salário, acabam rumando para jogar por lá.
Com isso os times vão cada vez mais se fortificando, e tornando-se potências locais. Enquanto os jogadores daqui, muitas vezes não conseguem nem chegar no profissional, que já são sondados por clubes europeus e que, muitas vezes apresentam propostas irrecusáveis por jóias.
Sendo assim o clube latino-americano vende seus jogadores cada vez mais jovens, e os que já estão em idade mais avançada e fazem sucesso aqui, são atraídos pelos mercados secundários.
Porém, dessa forma, o clube consegue se manter financeiramente e assim melhorar a equipe novamente, trazendo outras peças, ou dando mais espaço para a sua base, revelando novos jogadores.
O Futebol Sul-americano nunca foi fraco e nunca será. Nosso continente é terra de, talvez, 3 dos 4 melhores jogadores da história do futebol. O que ocorre é que o futebol sofreu uma globalização nas últimas décadas, chegando a lugares que antes não era tão comum. Esses novos mercados, com fortes investimentos, atraíram cada vez mais, bons jogadores para lá e dessa forma fortificaram o futebol local, deixando a competitividade em um eventual Mundial, cada vez mais alta.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.