O Maracanã será o palco da decisão da Copa Libertadores da América de 2020, ano em que completa 70 anos de existência. Um dos templos mais famosos do futebol mundial, essa não será a primeira vez que o Maracanã vai receber a final da Libertadores.
A final de 2020 será a segunda vez na história da competição em que o vencedor vai dar a volta olímpica no Maracanã. No entanto, o estádio (que já foi considerado o maior do mundo) já recebeu outras partidas válidas pelas finais da Libertadores. Relembre abaixo quais foram:
Sontos 3×2 Boca Juniors – 03.09.1963
O time era formado simplesmente por Pelé, Coutinho, ZIto, Pepe e companhia. Naquela época era comum ver o Santos jogar no Maraca, tanto que a primeira partida da final foi disputada lá. Com uma grande atuação de Coutinho, o Peixe venceu o Boca por 3 a 2 e garantiu o título oito dias depois, na Bombonera, com uma vitória por 2 a 1 em cima dos xeneizes.
SANTOS 3 X 2 BOCA JUNIORS
DATA: 3 de setembro de 1963
LOCAL: Maracanã
COMPETIÇÃO: Copa Libertadores da América
PÚBLICO: 63.376 pessoas
ÁRBITRO: Marcel Alert Bois (FRANÇA)
GOLS: Coutinho, aos 2′ e aos 21′, Lima, aos 28′ do primeiro tempo; Sanfilippo, aos 43′ do primeiro tempo e aos 44′ do segundo tempo
SANTOS: Gilmar; Mauro e Geraldino; Dalmão, Zito e Calvet; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe.
TÉCNICO: Lula
BOCA JUNIORS: Errea; Magdalena, Marzolini (Orlando) e Simeone; Rattín e Silveyra; Grillo, Rojas, Menéndez, Sanfilippo e Alberto González.
TÉCNICO: José D’Amico
Flamengo 2×1 Cobreloa – 13.11.1981
O Maracanã voltaria a ser palco de uma decisão de Libertadores em 1981, quando o Flamengo de Zico, Nunes, Júnior e companhia recebeu o Cobreloa no primeiro jogo da decisão. O placar terminou em 2 a 1 para o Fla. No entanto, a equipe chilena venceu o jogo de volta por um a zero no Estádio Nacional de Santiago. O único título da Libertadores do Flamengo viria apenas no dia 20 de novembro com vitória por 2 a 0 com grande atuação de Zico no Estádio Centenário de Montevidéu.
FLAMENGO 2 X 1 COBRELOA
DATA: 13 de novembro 1981
LOCAL: Maracanã
COMPETIÇÃO: Copa Libertadores da América
PÚBLICO: 93.985 pessoas
ÁRBITRO: Carlos Espósito (ARGENTINA)
GOLS: Zico, aos 12′ e aos 30′ do primeiro tempo; Merello, aos 20′ do segundo tempo
FLAMENGO: Raúl; Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Lico (Baroninho), Nunes e Tita.
TÉCNICO: Paulo César Carpegiani
COBRELOA: Wirth; Rojas, Mario Soto, Tablio e Escobar; Jiménez, Alarcón e Merello; Múñoz, Siviero e Puebla.
TÉCNICO: Vicente Cantatore
Fluminense 3 (1×3) 1 LDU – 02.07.2008
A única vez em que o Maracanã viu uma equipe dar uma volta olímpica numa final de Libertadores aconteceu em 2008. E não foi um time brasileiro. O Fluminense de Conca, Thiago Neves e Thiago Silva venceu a LDU de Quito por 3 a 1 no tempo normal (após derrota por 4 a 2 na partida de ida no Equador). Na decisão por pênaltis, no entanto, o Tricolor das Laranjeiras viu o experiente goleiro Cevallos brilhar e vencer a disputa por 3 a 1, para a tristeza dos mais de 86 mil torcedores presentes no Maracanã.
FLUMINENSE 3 (1) X (3) 1 LDU DE QUITO
DATA: 02 de julho de 2008
COMPETIÇÃO: Copa Libertadores da América
PÚBLICO: 86.027 pessoas
ÁRBITRO: Héctor Baldassi (ARGENTINA)
CARTÕES AMARELOS: Thiago Silva, Luiz Alberto e Cícero (FLUMINENSE); Ceballos, Guerrón, Vera, Bieler (LDU)
CARTÃO VERMELHO: Luiz Alberto (FLUMINENSE)
GOLS: Bolaños, aos 6′ do primeiro tempo, Thiago Neves, aos 12′, aos 28′ do primeiro tempo e aos 11′ do segundo tempo.
PÊNALTIS: Urrutia, Salas, Guerrón (LDU); Cícero (FLUMINENSE)
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gabriel (Mauricio), Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor (Dodô), Arouca (Roger), Thiago Neves e Conca; Cícero e Washington.
TÉCNICO: Renato Gaúcho
LDU DE QUITO: Cevallos; Jairo Campos, Calle, Norberto Araujo e Ambrosi; Vera, Urrutia, Guerrón e Bolaños (Salas); Manso (Willian Araujo) e Bieler.
TÉCNICO: Edgardo Bauza
Fonte: Torcedores.com
Dia 30 de Janeiro de 2021, o Maracanã, após 13 anos, voltará a sediar a final da Libertadores. E dessa fez de forma exclusiva, já que a final agora é decidida em jogo único e sede definida por sorteio. Pela primeira vez na história um time brasileiro dará a volta olímpica no Maracanã como campeão da Libertadores.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.