Pela terceira vez em sua história da Libertadores, dois times brasileiros vão voltar a fazer uma final da competição mais importante da América do Sul. Palmeiras e Santos vão se enfrentar nesse sábado (30) no Maracanã, como já sabemos nas edições de 2005 e 2006, durante uma final “caseira” colocou o futebol nacional nos trilhos novamente.
Em 2005, o São Paulo e Athlético Paranaense chegaram a final da competição por fazerem grandes campanhas na fase de grupos. O Tricolor Paulista por sua vez eliminou Palmeiras, nas oitavas e River Plate nas semifinais, respectivamente. Já o Furacão despachou o Santos nas quartas-de-final e o time na época comandado por Antônio Lopes ganhou mais confiança.
O primeiro jogo da decisão aconteceu no Beira-Rio em Porto Alegre, pois a Arena da Baixada não tinha a capacidade exigida pelo regulamento. O confronto terminou empatado em 1 a 1, com gols de Aloísio Chulapa para os paranaenses e Durval (contra) para os paulistas. Uma semana depois, o São Paulo atropelou o adversário por 4 a 0 no Morumbi, com Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli e o terceiro título da Libertadores para o Tricolor.
No ano seguinte, o São Paulo tentava o bicampeonato da Libertadores como em 1992 e 1993. A equipe manteve a base formada quando conquistou o Mundial de Clubes da FIFA em 2005 e com isso o time comandado por Muricy Ramalho tirou do mata-mata o Palmeiras, em um novo encontro pelas oitavas-de-final e o Estudiantes de La Plata nas quartas. Enquanto o Internacional, de Abel Braga eliminou poderosos adversários como nos casos do Nacional (URU) e LDU (EQU).
Na decisão, o Inter derrotou o São Paulo em pleno Morumbi por 2 a 1, com dois gols de Rafael Sobis. Edcarlos ainda descontou para os donos da casa. Em Porto Alegre, o jogo terminou empatado por 2 a 2, com gols de Fernandão e Tinga para os gaúchos. Fabão e Lenílson fizeram para os paulistas. Mas com o resultado, o Colorado pintava a América do Sul em vermelho e branco pela primeira vez em sua história.
Após 14 anos longe sem uma decisão brasileira na Libertadores que será apenas em jogo único, diretamente do Maracanã. O Palmeiras, comandado pelo português Abel Ferreira, no qual terminou com a melhor campanha da fase de grupos, vai em busca dessa conquista que não vê desde 1999. Enquanto o Santos tenta o tetracampeonato e em grande momento o técnico Cuca aposta muito em Marinho e Soteldo.
🔥🇧🇷 A terceira final brasileira da história da CONMEBOL #Libertadores, a primeira em jogo único entre clubes do mesmo país!
🏆 @SaoPauloFC 2005 (5-1)
🏆 @SCInternacional 2006 (4-3)
🤫 @Palmeiras 🆚 @SantosFC #GloriaEterna #Palmeiras #SantosFC pic.twitter.com/G7xiI7FZdW— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) January 27, 2021
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.