A Major League Soccer (MLS) é o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos e do Canadá, tida como a primeira divisão profissional do esporte tanto pela United States Soccer Federationcomo pela Canadian Soccer Association.
O formato de 2019 e 2020.
A forma de disputa do campeonato é diferente das grandes ligas da Europa e do Campeonato Brasileiro. Em 2019, com 24 times, eles foram divididos em duas conferências, a leste e a oeste, cada uma com 12 equipes. Cada uma jogou 34 partidas, 17 em casa e 17 fora. Os sete primeiros de cada conferência avançaram para o mata-mata. O primeiro de cada conferência foi automaticamente para as semifinais, enquanto os outros seis disputaram as três vagas restantes. A fase eliminatória foi disputada em jogo único.
O campeão da MLS Cup, além dos melhores times classificados em cada uma das conferências, garantiram vaga na edição seguinte da Liga das Campeões da CONCACAF, o maior torneio de clubes da América Central e do Norte.
Já em 2020, com adição de dois novos clubes, e em questão da pandemia, o campeonato teve seu formato refeito. Cada equipe joga dois jogos, em casa e fora, contra todas as equipes em sua conferência e um jogo contra 10 das 13 equipes na conferência oposta. No final da temporada regular, o time com o maior total de pontos recebe a vantagem de jogar em casa durante os playoffs.
A temporada regular da MLS é seguida por um torneio eliminatório pós-temporada para determinar o campeão da liga. Dezoito times participam das eliminatórias da MLS Cup em outubro, que terminam com o jogo do campeonato da MLS Cup no início de dezembro, entre o campeão da Conferência Leste e o campeão da Conferência Oeste.
As regras de contratação
Os clubes da MLS podem ter até 30 jogadores em seu plantel (conhecido como plantel nos EUA), mas apenas 18 podem ser incluídos no plantel da jornada. Existem muitas regras diferentes que os clubes devem seguir para preencher um elenco e a terminologia usada pode ser confusa para aqueles que estão entrando no MLS. Aqui está uma rápida explicação do significado de certos termos:
Limite de salário: Cada equipe deve garantir que não ultrapasse um limite de salário estabelecido pela liga no início da temporada. Isso significa que cada equipe só pode gastar uma certa quantia em dinheiro no salário dos jogadores e o valor total gasto em um esquadrão é o mesmo para todos os times da liga, criando condições de igualdade.
Slots Internacionais: Cada equipe recebe oito slots internacionais, o que significa que eles podem ter oito jogadores de qualquer lugar do mundo em sua equipe. Os slots internacionais são negociáveis entre equipes da MLS e podem ser distribuídos como parte de um acordo para a aquisição de jogadores ou outros mecanismos de esquadrão. Todas as vagas restantes em um esquadrão devem ser preenchidas por jogadores nacionais sediados nos EUA ou no Canadá.
Jogador Designado: A regra de Jogador Designado, ou regra de Beckham, como também é conhecida, é vital para todos os clubes da MLS. Permite que cada equipe tenha no máximo três jogadores cujos salários não contam totalmente para seus limites salariais. Isso significa que jogadores famosos podem ser contratados e o clube assume toda a responsabilidade financeira por esses três jogadores. Isso significou grandes nomes como David Beckham e, mais recentemente, Kaká, Sebastian Giovinco, Frank Lampard e Steven Gerrard, todos foram atraídos para exercer seu comércio na MLS. Os slots designados para jogadores não podem ser trocados e cada equipe pode usar apenas um máximo de três.
Maiores artilheiros:
1º LUGAR – CHRIS WONDOLOWSKI – com 159 gols
2º LUGAR – LANDON DONOVAN – marcou 145 gols
3º LUGAR – JEFF CUNNINGHAM – com 134 gols
Maior campeão
O Los Angeles Galaxy é o maior vencedor, com 5 títulos (2002, 2005, 2011, 2012, 2014)
Rebaixamento
Nos Estados Unidos, todas as ligas, sejam elas de futebol, basquete, beisebol, etc, nascem como entidades privadas, que não tem ligação direta com a federação do esporte. No caso do futebol, tem alguma ligação, mas é muito pouco. A federação americana determina padrões mínimos para o profissionalismo do futebol.
A Liga Americana funciona como uma sociedade, e os sócios são os clubes. Eles inclusive podem decidir os rumos que a liga irá tomar. E para acontecer rebaixamentos, os times teriam que sair da liga, no qual são sócios.
Os clubes participantes, para adentrar na MLS pagam caro por isso. O Saint Louis, por exemplo, pagou US$200 milhões. Eles provavelmente não iriam aceitar cair para uma liga com menores rendimentos, caso tivessem um ano ruim. E um time da segunda divisão por exemplo, iria subir para a MLS sem pagar essa fortuna, indo na contramão dos outros clubes que desembolsaram milhões para estarem lá.
Fonte: Trivela, MLSSoccer, Wikipédia
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Bem como nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.