Foto: ESPN
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 10 de março de 2021
Quem viveu o futebol nos últimos 15 anos viu um domínio de dois jogadores que jamais teve qualquer coisa parecida com eles antes. Cristiano Ronaldo (CR7) e Messi vem dominando o futebol há pelo menos 15 anos, mas parece que o tempo de ambos está acabando e eles já não conseguem mais fazer as mágicas que faziam.
Isso não significam que estão muito mal em comparação a outros jogadores, mas sim mal em comparação a eles mesmos, pois Cristiano Ronaldo é artilheiro do italiano neste momento e Messi artilheiro do campeonato espanhol, porém em termos de Champions League, nenhum dos dois estão conseguindo mais carregar seus times como faziam antes.
O rei da Champions, jogador com mais gols, assistências, dono de vários recordes como: ser o jogador com mais dribles em uma mesma partida, jogador que mais fez gols em uma mesma edição de Champions e tantos outros, não conseguiu levar a Juventus muito longe na competição mais importante do mundo. A velha senhora foi eliminada com CR7 duas vezes nas oitavas e uma vez nas quartas, a última foi ontem em um jogo que a Juve venceu por 3×2, mas foi eliminada pelo gol qualificado e Cristiano fez dois jogos bem modestos, longe daquela energia que costumamos ver.
Já Messi que é o 2° jogador com mais gols e o 2° jogador com mais assistências também não vem fazendo boas atuações na competição e o agrave do argentino é que ele não mudou de time. As eliminações do Barça vem sendo mais dolorosas ainda, como por exemplo, na edição passada o time catalão perdeu por 8×2 para o Bayern e nesta edição perdeu o jogo de ida em casa por 4×1 e a torcida já conta com a eliminação.
Eleitos 11 vezes melhores do mundo pela FIFA e France Football (6 Messi e 5 Cristiano), eleito o melhor jogador do século (Cristiano), 9 títulos de Champions (5 Cristiano e 4 Messi) 12 vezes artilheiros da Champions (7 Cristiano e 5 Messi) parece que esse histórico está dando lugar a outros dois protagonistas, Mbappé e Håland. O francês e o norueguês vem fazendo história no futebol. Mbappé pelo PSG da França e Håland pelo Borussia da Alemanha e seriam eles os substitutos natuais de CR7 e Messi?
Håland conseguiu entrar no top 100 de artilheiros da Champions League jogando em 2 edições apenas e recentemente, aos 20 anos, chegou a 100 gols oficiais na carreira, meta atingida aos 21 anos por Mbappé, 22 por Messi e 23 por Cristiano Ronaldo. Mbappé já conseguiu um título com a seleção, algo que Messi ainda não conseguiu e Cristiano conseguiu 2.
Os garotos estão destruindo nesta Champions, Håland já é o artilheiro da competição com 10 gols, 4 a mais que o segundo colocado Morata. Mbappé simplesmente assombrou o mundo ao não tomar consciência do Barcelona na Espanha e fez um Hat-Trick na casa do Barça com Messi e tudo em campo. Além disso, eles tem um ídolo em comum, ambos são fans de Cristiano Ronaldo e se continuarem assim, certamente os fans podem chegar a fazer o que o ídolo fez/faz.