Foto: Fernanda Luz/AGIF
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 30 de janeiro de 2021
A taça libertadores da América é sem dúvida o maior objeto de desejo de todos os times da América do sul e por um tempo foi dos mexicanos também (que vinha participar mesmo sendo da América do Norte). A copa é a competição mais importante da américa e obvio que todos os clubes querem ganhar pelo menos uma vez, mas não são todos que conseguem. Além do status de melhor time do continente, a libertadores dá a passagem para jogar o Mundial de Clubes da FIFA com os melhores times do mundo.
Desde 2019, a Conmebol resolveu “imitar” a UEFA, fazendo a final em um jogo único. Há dois pontos, o ruim que o time pode não comemorar em seu estádio, mas o bom que ambos terão grandes torcidas no dia do jogo (quando puder ir torcida no estádio). A primeira final em jogo único foi realizada no Peru, com a conquista do Flamengo em cima do grande River Plate da Argentina.
Em 2020, devido a pandemia do novo corona vírus, a libertadores parou por um período e a final acabou sendo transferida para 2021, mas o estádio já estava escolhido. O Maracanã no Rio de Janeiro e quis o destino que dois times brasileiros, jogassem a final no Brasil, mais especificadamente, dois times paulistas jogaram a final no estado vizinho, o Rio de Janeiro, mas vocês sabem como Santos e Palmeiras conseguiram jogar essa final? Nós do Futebolizando fizemos um retrospecto para você leitor, acompanhe essa caminhada dos dois melhores times da América do Sul.
Fase de Grupos; Palmeiras
O Palmeiras estava no grupo B, junto com Guaraní do Paraguai (que eliminou o Corinthians na pré-libertadores), Bolívar da Bolívia e Tigre da Argentina. Nesta fase, o Palmeiras não teve grandes dificuldades e se classificou com 5 vitórias e um empate. Na estreia, os paulistas venceram o Tigre na Argentina por 2×0, depois bateu o Guaraní em casa por 3×1, na 3° rodada venceu o Bolívar na Bolívia por 2×1, na quarta rodada teve seu pior resultado na fase de grupo, 0x0 contra o Guaraní no Paraguai, no penúltimo jogo fez um estrago no Bolívar ao vencer por 5×0 e fechando a fase de grupos, ganhou do Tigre também por 5×0 e fechou com 16 pontos, 6 jogos, 5 vitórias, 1 empate, 0 derrotas, 17 gols feitos, 2 gols contras e saldo de 15.
Santos
Se engana quem acha que a campanha do outro finalista foi muito inferior. O Santos que estava no grupo G com Delfín do Equador, Defensa Y Justicia da Argentina (Campeão da Sul-americana 2020) e Olímpia do Paraguai. Os paulistas estrearam vencendo os argentinos fora de casa por 2×1, depois venceu o Delfin em casa por 1×0, na sequência empatou com Olímpia em casa em 0x0, na rodada seguinte venceu o Delfin fora por 2×1, na 5° rodada veio o grande triunfo, 3×2 no Olímpia no Paraguai e para fechar, vitória sobre o Defensa Y Justicia em casa por 2×1. O Santos fez os mesmos 16 pontos do Palmeiras em 6 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 0 derrotas com 10 gols feitos e 5 tomados e 5 de saldo.
Fase eliminatória; Oitavas de Final
Nas oitavas de final, o Santos encarou a LDU do Equador e no primeiro jogo venceu fora de casa, 2×1. No jogo de volta era só garantir o 0x0 que já se classificava pelo critério de gols fora, mas o Santos passou apertado e sofreu sua primeira derrota na competição por 1×0, porém se classificou pelo gol marcado fora. Enquanto isso, o Palmeiras enfrentava o Delfín do Equador, que veio do grupo do Santos e não teve grandes dificuldades, venceu fora de casa por 3×1 e em casa mais uma goleada por 5×0.
Quartas de final
O Santos enfrentou nas quartas de final o seu compatriota Grêmio e não teve tantas dificuldades quanto teve contra a LDU, depois de está vencendo o primeiro jogo fora de casa até os 52 minutos do segundo tempo, o time paulista levou o empate em um pênalti polêmico, já jogando em casa, deu aquele baile por 4×1 e se classificou com tranquilidade. Em contrapartida, o Palmeiras enfrentou o Libertar do Paraguai e empatou por 1×1 fora de casa e no jogo da volta venceu fácil por 3×0.
Semi final
A semi final foi de tirar o fôlego, os brasileiros iriam encarar a dupla argentina que queria fazer mais uma final. Porém os brasileiros jogaram água no vinho argentino. No jogo de ida, o Santos segurou um 0x0 contra o Boca na Argentina e na volta goleou por 3×0. Já o Palmeiras deu um baile no jogo de ida contra o River ao vencer os argentinos fora de casa por 3×0, porém no jogo de volta, o River venceu por 2×0 e por pouco não levou a decisão para os pênaltis. Essa foi a primeira derrota do Palmeiras na competição.
Final
Agora, Palmeiras, que tenta o bicampeonato e Santos, que tenta o tetra, se enfrentam na final. O Palmeiras com 12 jogos, 9 vitórias, 2 empates e apenas um derrota contra o Santos que tem 12 jogos, 8 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. Hoje, a partir das 17 horas, horário de Brasília, começa o último jogo da libertadores 2020.