Foto: REUTERS/Christian Hartmann
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 4 de janeiro de 2021
Ontem, na vitória da Juventus por 4×1 sobre a Udinese pelo campeonato Italiano (série A Tim), o craque português, eleito melhor jogador do século, Cristiano Ronaldo fez dois gols, um com a perna esquerda e outro com a perna direita e com os dois gols, ele chegou a 14 no campeonato e 758 gols oficiais na carreira, um número assustador dessa máquina.
Com isso, alguns veículos de imprensa divulgaram que Cristiano Ronaldo passou Pelé no número de gols oficiais na carreira, mas isso ocorreu mesmo? O fato é que já sabe que Pelé não fez os famosos 1000 gols, pois o que é contado são apenas jogos oficiais, quando valem 3 pontos em alguma competição ou em jogos dentro da data FIFA pelas seleções.
Há duas contagens oficias de gols dos jogadores na história do futebol, em uma delas, Pelé tem 657 gols, neste caso, Pelé era o jogador com mais gols no futebol, porém foram ignorados 10 gols que ele fez pela seleção paulista de futebol. Entretanto há uma segunda lista oficial da Federação de Estatísticas do Futebol que tem o aval da FIFA e nela é contado esses 10 gols do Pelé pela seleção paulista.
No entanto, nesta outra lista, Pelé não é o maior goleador, o maior é Josef Bican (805), o 2° é Romário (772) e o 3° é Pelé com (767) e Cristiano vem em 4° com (758). Está segunda lista é mais completa, pois se os jogos da seleção paulistas eram oficiais, não tem o porquê de não contar eles.
Portanto, Cristiano Ronaldo ainda não passou Pelé em número de gols na história do futebol, porém é questão de tempo que o melhor jogador desse século passe o melhor jogador do século passado, aliás o que são 11 gols para Cristiano Ronaldo?