Foto: Reprodução Twitter
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 30 de dezembro de 2020
Que o ano de 2020 é um ano atípico, todo mundo sabe, mas aí bem no final do ano aparece um brasileiro para deixar tudo mais estranho. Estamos falando do jogador Patrick Fabiano, que joga no Al Salmiyah que joga no campeonato do Kuwait. Ele é ex-jogador do CSA de Alagoas, tem 33 anos e recebeu até um prêmio pelos 8 gols.
O jogo era pela a elite do campeonato nacional e Patrick Fabiano fez 8 gols e seu time venceu o jogo por 9×1 contra o Al Tadhamon, no último sábado pela 15° rodada. O número foi tão surpreendente que o brasileiro recebeu um prêmio da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) que é responsável por contabilizar e organizar os números do futebol. Ele foi eleito o maior artilheiro do ano em um jogo de 2020.
A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) é responsável pelos rankings com mais credibilidade. Ela fez, por exemplo, a lista dos maiores artilheiros da história do futebol em gols oficiais, a qual Josef Bican lidera com 805 gols e a lista dos maiores artilheiros de seleções, a qual o iraniano Ali Daei lidera com 109 gols.
Apesar do número extenso de Patrick Fabiano, segundo a IFFHS, o recorde ainda não é dele em número de gols em apenas uma só partida. O líder nesse quesito é do argelino Hacène Lalmas, que marcou 14 vezes em uma partida de 1962. Lembrando que só são consideradas partidas jogadas na elite do futebol nacional de seus respectivos países.