Foto: Canal no youtube ViannaFifa
By – Marcos Paulo Andrade de Souza – 22 de dezembro de 2020
O prêmio de melhor jogador do mundo é almejado por todos os atletas do futebol, pois ele coroa o ano e muita gente se esforça bastante para ser eleito o melhor daquele determinado ano. Em 2020, inclusive, teve jogador brasileiro “revoltado” porque não chegou a final, mesmo não tendo números superiores aos dos finalistas. Finalistas esses que tiveram um desempenho fora do normal, como por exemplo, o vencedor.
Robert Lewandowski ganhou o prêmio pois fez números incríveis, tanto por seleção quando por clube, mas você sabe o que Lewan conquistou esse ano? quantos gols e assistências ele teve? Nós do Futebolizando fizemos esse levantamento para você, leitor, poder entender melhor o porquê do polonês ter vencido a disputa.
Seleção
Lewandowski é o maior artilheiro da seleção Polonesa de futebol com 63 gols e persegue alguns números. Ele ainda tem 32 anos e pode chegar a ser um dos maiores artilheiros de todas as seleções. Nesse ano de 2020, devido a pandemia, houve poucos jogos de seleções, portanto Lewandowski marcou apenas 2 gols em 4 jogos e não venceu nenhum título obviamente.
Clube
No entanto, no quesito clube, mesmo com a pandemia, Lewandowski conseguiu ganhar 4 títulos em 2020: Copa da Alemanha, supercopa da Alemanha, Campeonato Alemão e o grande desejo de todo jogador e todo clube, a Champions League. Detalhe é que o polonês foi artilheiro do campeonato alemão e da Champions League.
Na Champions ele fez 15 gols, 3° maior número de gols em uma só edição da competição, o 1° e o 2° lugar fica por conta do português Cristiano Ronaldo que fez 17 e 16 gols em outras duas edições.
No total de 2020, contando seleção e clube em jogos oficiais, Lewandowski marcou incríveis 47 gols em 45 jogos e foi o artilheiro do ano. Ninguém marcou mais que ele, o único que chegou perto foi Cristiano Ronaldo que marcou 44 gols em 45 jogos
2020
O ano de 2020 foi especial para o Polonês, além dos 47 gols em 45 jogos, dos 4 títulos coletivos conquistados, ele foi o jogador com mais participações em gols (gol e assistência) ainda foi eleito o melhor jogador e artilheiro na Alemanha, melhor atacante e artilheiro da última Champions League, melhor jogador da Europa da última temporada e por fim, melhor jogador do mundo FIFA, ganhando o prêmio pela primeira vez.