Longe da Libertadores desde 2016, o futebol do México tem uma tradição imensa nessa competição, sendo que três clubes do país chegaram a final do torneio, mesmo pertencendo a CONCACAF, confederação interligada as nações da América do Norte, América Central e Caribe, além de Guianas (Francesa e Inglesa) e Suriname, localizados na América do Sul.
A história dos mexicanos na Libertadores, aconteceu em 1998, quando América e Chivas disputaram a competição com equipes tradicionalíssmas da América do Sul como Grêmio, Cruzeiro, River Plate, Colo-Colo, Olimpia, Nacional e Peñarol, além do Vasco que foi o grande campeão dessa edição.
No ano seguinte Monterrey e Necaxa disputaram a Libertadores pela primeira vez na história. Em 2000, o Atlas e América estiveram na competição, sendo que ambos chegaram nas quartas e semifinais, quando cairam para Palmeiras e Boca Juniors, respectivamente.
Em 2001, foi a vez do Cruz Azul quebrar essa escrita e sendo o primeiro time mexicano a chegar numa final da Libertadores, quando eliminou os argentinos River Plate e Rosário Central na competição, mas acabou perdendo o título para o Boca Juniors na Bombonera nos pênaltis.
Enquanto no ano de 2002, América e Monarcas Morelia fizeram as melhores campanhas de um time mexicano na Libertadores, na primeira vez de sua história sendo que ambos já se enfrentaram nas quartas de final e apenas as águias se classificaram para as semifinais, quando pararam no São Caetano.
Na edições das Libertadores em 2005 e 2006, o Chivas fez história chegando nas semifinais do torneio sul-americano, quando eliminou Pachuca e Boca Juniors, mas foi desclassificado pelo Athletico Paranaense e no ano seguinte caiu diante do São Paulo.
Em 2008, o América do artilheiro Salvador Cabañas, eliminou pelo caminho Flamengo e Santos, mas acabou caindo diante da LDU nas semifinais da Libertadores. No ano seguinte os clubes mexicanos (Chivas e San Luís Potosi) desistiram de disputar a principal competição de clubes do continente, por causa da pandemia devido ao surto de gripe A (H1N1).
O próprio Chivas foi o segundo time de futebol do país que chegaria a uma final da Libertadores em 2010, mas acabou perdendo o título para o Internacional.
Em 2013, mesmo sendo eliminado pelo Atlético Mineiro nas quartas, o Tijuana conseguiu eliminar o Palmeiras nas oitavas de final, além de ter vencido o Corinthians na fase de grupos.
O Tigres UANL foi o terceiro e último clube mexicano a chegar numa final da Libertadores, quando foi derrotado para o River Plate na decisão, após ter eliminado o Internacional nas semifinais.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.