De promissor no Atlético de Madrid, protagonista no Liverpool à queda de rendimento nos clubes seguintes. O atacante que conquistou títulos importantíssimos com a seleção espanhola e já esteve entre os três melhores jogadores do mundo quando atuava nos Reds, mas teve um declínio na carreira repentinamente. Coneheça a história de Fernando Torres.
Quem é?
Fernando Torres foi um jogador de futebol espanhol, nascido em Fuenlabrada, no dia 20 de março de 1984, atuava como centroavante
Considerado por muitos como um dos maiores atacantes da história da Seleção Espanhola, já que nos títulos principais e mais importantes da Fúria, o El Niño, como é conhecido, foi decisivo fazendo gols e dando assistências nas finais. Fernando Torres é conhecido mundialmente por ter sido um atacante rápido, com bom vigor físico e preciso em seus dribles e finalizações. Também se destacava nos cabeceamentos, possuindo uma grande técnica em jogadas aéreas.
História do jogador
Fernando Torres iniciou sua caminhada em 1998, na base do Atlético de Madrid, e estreou na equipe principal em 2001. Após ter se destacado com a camisa do time, foi para o Liverpool em 2007, onde ficou até 2011 e viveu a melhor fase de sua carreira.
Então, seguiu para o Chelsea, tendo estado entre os campeões da Champions League de 2011/2012 e da Liga Europa da temporada seguinte, e foi para o Milan, onde permaneceu entre 2014 e 2016. Voltou ao Atlético de Madrid em 2016 e, em julho do ano passado, anunciou sua transferência para o futebol japonês, onde atuou pelo Sagan Tosu, seu último clube.
Torres tem o apelido de El Niño e além dos clubes europeus, também vestiu a camisa da seleção espanhola, com a qual conquistou duas Eurocopas (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo (2010).
Números da carreira
Ao todo, foram 715 partidas disputadas, com 255 gols marcados e 73 assistências.
Atlético de Madrid (primeira passsagem)
Chegou ao clube com apenas 15 anos, e um ano após, foi promovido à equipe principal. Sua estréia foi no dia 27 de maio de 2001, com a equipe na segunda divisão espanhola.
A sequência da temporada de 2006/2007 foi marcada de especulações de negociação de El Niño após o Atlético de Madrid não se classificar diretamente para a Europa League. Segundo a imprensa inglesa, o atacante era o principal alvo do Liverpool para a temporada seguinte, que o contratou.
244 partidas
91 gols
Títulos: Segunda divisão do Campeonato Espanhol 02/03
Liverpool
Para contar com o espanhol, os Reds desembolsaram 38 milhões de euros. Na ocasião, o valor de transferência foi o maior que o Liverpool pago em uma negociação.
A estreia de El Niño com a camisa dos Reds foi na vitória de 2 a 1 contra o Aston Villa. Na sua primeira temporada, Torres foi o artilheiro do time na Premier League. Na temporada seguinte, o espanhol foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo da FIFA, ficando atrás somente de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Logo após renovar seu contrato com os Reds, o atacante demonstrou insatisfação no clube e pediu para ser negociado. Na janela de transferência de inverno da temporada de 2010/11, Torres assinou com o Chelsea.
142 jogos
91 gols
Nenhum título
Chelsea
No último dia de transferência da janela de inverno da temporada de 2010/2011, o Chelsea desembolsou 58,5 milhões de euros para contar com Fernando Torres. Na ocasião, o valor pago no atacante ultrapassou o recorde de transferências de clubes ingleses.
El Niño estreou com a camisa dos Blues justamente contra o Liverpool. Mesmo jogando no Stamford Bridge, o Chelsea foi derrotado por 1 a 0. Torres foi o principal alvo da partida, sendo vaiado diversas vezes pela torcida dos Reds.
O atacante viveu grande seca nos Blues, acumulando 13 jogos sem marcar gols. Seu primeiro tento foi na vitória contra o West Ham, partida que os Blues venceram por 3 a 0.
Na Champions League de 2011/2012, na partida contra o Barcelona, no Camp Nou, na partida de volta do torneio continental, o atacante marcou o gol da classificação do Chelsea para a final da competição.
Com a contratação de Diego Costa e a volta do ídolo Didier Drogba aos Blues, na temporada de 2014/2015, Fernando Torres deixou o Chelsea com destino a MIlão, onde assinou com o Milan por empréstimo.
172 partidas
45 gols
Títulos: Champions League 11/12, FA Cup 11/12, Europa League 12/13
Milan
A transferência ocorreu no fim de agosto de 2014, meses depois de uma fraca exibição da Espanha na Copa do Mundo. Os espanhóis sucumbiram na fase de grupos no Mundial do Brasil.
Torres chegou ao Milan com a expectativa de relançar sua carreira, que estava em baixa. Em tese, tinha tudo para conseguir ter, no mínimo, um bom desempenho individual.
No dia 27 de dezembro de 2014, El Niño rescindiu seu contrato com o Chelsea e foi repassado oficialmente ao Rossoneri.
Dois dias após ser repassado ao Milan, o Atlético de Madrid anunciou a volta de Fernando Torres por empréstimo. Torres saiu sem deixar saudades na equipe de Milão.
10 partidas
1 gol
Nenhum título
Atlético de Madrid (segunda passagem)
Na reapresentação de El Niño nos Colchoneros, 45 mil torcedores lotaram o Vicente Calderón para recepcionar seu retorno.
Sua reestreia com a camisa do Atlético foi contra o Real Madrid, pela Copa del Rey. Torres marcou contra os rivais logo no primeiro jogo e contribuiu para a classificação da equipe às quartas da competição.
Após a saída de Mandzukić, Fernando Torres conquistou mais espaço e fez dupla de titular com o francês Griezmann. Torres foi um dos grandes responsáveis pela classificação do Atlético à final da Champions League na temporada de 2015/2016. Na ocasião, os Colchoneros foram vice-campeões para o Real Madrid.
No final da temporada em que foi vice-campeão europeu, o Atlético de Madrid garantiu a contratação em definitivo de Torres por mais uma temporada.
A última despedida de Fernando Torres pelo Atlético de Madrid aconteceu no dia 21 de maio de 2018, em uma partida válida pela La Liga, contra o Eibar.
160 partidas
38 gols
Títulos: Europa League 17/18
Sagan Tosu
Com o fim de seu contrato com o Atlético de Madrid, Fernando Torres foi anunciado como reforço do Sagan Tosu, clube da primeira divisão japonesa, em julho de 2018.
No dia 21 de junho de 2019, o atacante espanhol anunciou sua aposentadoria dos gramados.
32 partidas
4 gols
Seleção Espanhola
Fernando Torres fez sua estreia pela seleção espanhola em 2003, em um amistoso contra Portugal e teve grande sucesso, conquistando os principais títulos da fúria.
111 partidas
39 gols
Títulos: Eurocopa 2008, 2012, Copa do Mundo 2010.
Apesar de sua apagada passagem pelo Milan e das várias lesões que prejudicaram sua condição física, Torres se firmou como um atacante brutal e deixou o futebol pela porta da frente, consagrado como um dos melhores e mais vitoriosos centroavantes de sua geração.