Quem nasceu nos anos 70, ouviu muito falar sobre o “Casal 20”, a dupla de ataque de sucesso formada por Washington e Assis nos anos 80.
INÍCIO DA DUPLA
A dupla surgiu no Atlético-PR, em 1982, onde começaram a fazer sucesso no clube, formando um dos ataques mais letais da equipe. A partir daí, eles ganharam a o apelido de Casal 20 – em menção a um famoso seriado americano exibido na TV Globo. Juntos pelo Furacão, a dupla marcou 36 gols e foram campeões paranaense em 1982, quebrando um jejum de 12 anos do clube sem um troféu estadual.
Além disso, a dupla fez com que o Atlético-PR fizesse uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro de 1983, chegando ao terceiro lugar e sendo eliminado nas semifinais pelo Flamengo de Zico.
Washington e Assis em ação pelo Atlético-PR
CHEGADA AO FLUMINENSE
A campanha feita pelo Atlético-PR e pela dupla Washington e Assis chamou a atenção de outros clubes. Boatos começaram a surgir de que dupla iria desembarcar no Rio de Janeiro para assinar com o Fluminense. Na verdade quem iria assinar era apenas Washington. Assis viria apenas para uma conversa de sondagem.
A notícia se espalhou e os torcedores do Fluminense foram ao aeroporto prestigiar a dupla. A festa se espalhou pelo aeroporto e na chegada ambos vestiram a camisa do Fluminense e posaram para as fotos. Os tricolores não queriam separar o Casal 20 e a diretoria não teve outra opção a não ser contratar os dois.
A dupla era inseparável dentro e fora do campo. No Fluminense, a dupla manteve a amizade entre as famílias, além de morarem próximos e fazerem passeios e jantares juntos.
Os dois ficaram juntos no Fluminense de 1983 até 1987, se tornando uma dupla extremamente afinada, conquistando três Campeonatos Cariocas (1983, 1984 e 1985) e um Campeonato Brasileiro (1984), além de se tornarem ídolos daquela geração no tricolor carioca.
A dupla acabou se separando em 1987. Assis voltou para o Atlético-PR, enquanto Washington continuou no clube até 1989. Assis disputou 177 partidas pelo Fluminense e marcou 54 gols. Já Washington fez 301 partidas pelo clube, marcando 118 gols e se tornando o oitavo maior artilheiro do Fluminense.
Washington e Assis no Fluminense
MORTE DA DUPLA
Em 2014, no mês de abril, Washington acabou falecendo aos 54 anos. O craque lutava contra a esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa. Seis meses depois, Assis acabou falecendo em Curitiba, aos 61 anos, por conta de uma insuficiência renal, causando falência múltipla dos órgãos.
HOMENAGEM
Em 2015 a dupla foi homenageada na sede do Fluminense, nas Laranjeiras, com bustos na entrada social do clube. Uma singela homenagem a dupla que marcou a década de 80 do Fluminense.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.