Hugo Sánchez Márquez foi um ex-jogador de futebol, conhecido como o maior jogador de futebol do México no século XX. Hugo nasceu em 11 de julho de 1958 e sempre teve amor pelo futebol desde a infância e contava com o incentivo dos seus pais. Sem grandes dificuldades, chegou a seleção amadora do México com 15 anos. Com 17 anos já era medalhista de ouro dos jogos Pan-americanos de 1975.
Sánchez era conhecido por ser um jogador que marcava gols de qualquer jeito, por ser bastante habilidoso e ter muito recursos. Cabeça, bicicleta, chutes de longa distância, voleios, além dos seus chutes clássicos que marcaram gerações.
Em 1975, Sánchez entrou para o time da Universidade Nacional Autônoma do México, o Pumas UNAM, onde conciliava o curso de odontologia com os jogos de futebol. Sendo destaque no time universitário, Hugo Sánchez fez sua primeira temporada como profissional no Pumas em 1976, tendo seu auge no clube em 1980, sendo campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF e no ano seguinte sendo campeão mexicano e da Copa Interamericana.
Sánchez pelo Pumas: 188 jogos e 98 gols marcados.
IDA PARA O ATLÉTICO DE MADRID
Após o Pumas, Hugo Sánchez teve uma breve passagem pelo futebol norte-americano, jogando pelo San Diego Sockers, com 32 jogos e marcando 26 gols. Logo após, o Atlético de Madrid o contratou na janela de verão, em 1981. Ele ficou no clube por quatro anos, onde se tornou ídolo. Porém o clube vivia uma fase decadente e não conseguia conquistar títulos. Com a chegava de Sánchez, o time faturou a Copa do Rei de 1984/1985 e foi vice-campeão espanhol, com o mexicano sendo artilheiro do campeonato.
Sánchez no Atlético de Madrid: 125 jogos e 60 gols.
POLÊMICA IDA PARA O REAL MADRID
Sendo destaque no Atlético, o arquirrival Real Madrid tratou logo de fazer uma proposta e contratar o jogador em 1985. A troca de Sánchez para o rival na época causou bastante polêmica. Essa troca não trouxe arrependimento nenhum do jogador mexicano, pelo contrário, houve crescimento em seu desempenho individual, além de grandes títulos conquistados.
Hugo foi pentacampeão espanhol entre 1986 e 1990, sendo quatro vezes artilheiro do campeonato. Além disso, foi campeão da Copa da UEFA em 1986 e da Copa do Rei em 1989. O mexicano se tornou ídolo no clube pelos títulos e seus números contundentes.
Em sua última temporada em Madrid, Sánchez foi artilheiro europeu ao lado do búlgaro Hristo Stoichkov, ganhando a chuteira de ouro europeia.
Hugo Sánchez pelo Real Madrid: 282 jogos e 208 gols.
OUTROS CLUBES E FINAL DE CARREIRA
Em 1992, Sánchez volta ao México para jogar no América (35 jogos e 18 gols), conquistando a Copa dos Campeões da CONCACAF de 1992. Uma temporada depois, ele voltou a Madrid para jogar no Rayo Vallecano, sem grande destaque, com 35 jogos e 17 gols.
Sánchez ainda teve passagens pelo Atlante (México), Linz (Áustria), Dallas Burn (EUA) e no Celaya (México) em 1997, onde se aposentou.
SELEÇÃO MEXICANA
Pela seleção mexicana, Hugo Sánchez foi campeão Pan-Americano de 1975 e Campeão do Campeonato da CONCACAF em 1976. Em 1978, ele disputou sua primeira Copa do Mundo, onde o México perdeu os seus três jogos.
Em 1986, Sánchez disputou sua segunda Copa do Mundo, com sede em seu país, México. A seleção chegou até as quartas de final, a melhor colocação, perdendo nos pênaltis para Alemanha Ocidental. Sánchez marcou apenas um gol nesta Copa, contra a Bélgica.
Em 1993, Hugo disputou a Copa América, com o México sendo vice-campeão do torneio. No ano seguinte, em 1994, Hugo Sánchez disputou sua última Copa do Mundo, um veterano com seus 36 anos, sem o mesmo potencial que o fez se destacar pelo Real Madrid. Já no fim de carreira, o mexicano deu o pontapé inicial do México na Copa do Mundo de 1998, simbolizando sua aposentadoria dos gramados.
Sánchez pela seleção mexicana: 58 jogos e 29 gols
Fontes: Dados retirados do Wikipédia e UOL.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.