Muitos jogadores levam a vida em um clube para alcançar o status de ídolo. Muitos também passam por clubes grandes, com atuações importantes: marcam gols, ganham títulos, mas ainda assim não alcançam a idolatria. Javier Hernández, ou simplesmente Chicharito, conseguiu esse feito por clubes que passou.
Javier Hernández, ou simplesmente Chicharito como é conhecido, é um atacante que atuou pelo Chivas, Manchester United, Real Madrid, Bayer Leverkusen, West Ham, Sevilla e atualmente joga pelo Los Angeles Galaxy, além de jogos pela Seleção Mexicana. Em toda a sua carreira Chicharito tem 536 partidas disputadas e 209 gols marcados, uma média de 0,38. Confira os números pelos clubes ondem ele passou.
CHIVAS
Descoberto pelo Chivas Guadalajara em 1997 — quando ainda tinha nove anos —, enquanto jogava futebol nas categorias de base, Chicharito foi qualificando sua técnica e habilidade durante os oito anos. Durante a temporada 2005–06, o jogador integrou o time filial, Chivas Coras, que fica localizado na cidade de Tepic, Nayarit. Chicharito assim se destacou em 2006 no Torneio Apertura 2006, na vitória por 4–0 da sua equipa sobre o Club Necaxa, onde Chicharito marcou o último gol do jogo. Este foi o único gol marcado em oito jogos entre 2006 e 2007. Ele também jogou seis jogos entre 2007-08, em Guadalajara, mas sem nenhuma notoriedade. No Torneio Apertura 2008, jogou sete jogos, mas não se destacou, no Torneio Clausura 2009, marcou quatro gols em quinze jogos pelo Guadalajara. No Torneio Apertura de 2009, terminando como o terceiro maior artilheiro, tendo marcado onze gols em dezessete jogos, tornando-se o melhor momento de sua carreira até então.
No Bicentenário 2010, o jogador tornou-se o artilheiro do Guadalajara. Chicharito começou o torneio marcando dois gols em cada um dos três jogos, contra Toluca, Tigres e Estudiantes. O último foi visto como um dos melhores jogos de Chicharito pelo Guadalajara, pois além de dar uma assistência ele marcou dois gols, virando cambalhotas na comemoração. Depois de ter marcado contra Querétaro e Atlante, o jogador passou cinco dias sem jogar devido a uma lesão. No entanto, manteve-se como artilheiro do torneio com oito gols marcados. Retornou na décima primeira rodada e marcou um gol, porém seu clube perdeu de 2–1 para o Monterrey.
Pelo Chivas foram, 80 partidas e 29 gols marcados.
MANCHESTER UNITED
Seu ótimo desempenho chamou a atenção de vários clubes europeus como o PSV, o Wolfsburg e o Valencia. No entanto, no dia 8 de abril de 2010, Chicharito assinou um contrato de cinco anos com o Manchester United, da Inglaterra, na qual ingressou em 1 de julho do mesmo ano. A transferência foi estimada em 18 milhões de dólares. No entanto, o jogador foi sujeito a uma autorização de trabalho, que foi concebido em 27 de março. Além disso, como parte do acordo fechado entre Manchester e Guadalajara, o Red Devils jogou um amistoso contra o Chivas na abertura do Estádio Omnilife em 30 de julho, onde jogou 45 minutos com o Guadalajara e 20 minutos com o Manchester United. Em 30 de julho de 2010, Javier Hernández jogou os últimos 45 minutos com o Chivas. Na primeira partida no Estádio Omnilife marcou o primeiro gol para o Chivas aos 8 minutos, sendo o primeiro gol na história do estádio.
2010–11
Estreou pelo clube inglês no dia 2 de março de 2010, em partida não-válida pelo torneio MLS All-Star daquele ano, substituindo Nani na vitória de 5–2 contra o Chelsea. Marcou seu primeiro gol nesta partida, sendo o último dos cinco aos 63 minutos. Chicharito marcou seu primeiro gol na pré-temporada da Premier League, aos 47 minutos, após substituir Wayne Rooney pela Supercopa da Inglaterra. Este foi o terceiro gol dos diabos vermelhos no jogo, que teve como placar final 7–1 e foi a primeira partida da história no recém inaugurado Aviva Stadium, que decorreu em Dublin no dia 4 de agosto de 2010. O primeiro gol em uma competição oficial marcado pelo jogador veio a acontecer no dia 8 de agosto, contra o Chelsea. Já no dia 16 de agosto, estreou na Premier League contra o Newcastle.
2011–12
Após participar da Copa Ouro da CONCACAF de 2011 pela Seleção Mexicana, Chicharito regressou ao Manchester United para retornar os treinos da pré-temporada em Nova Iorque para disputa do Jogo das Estrelas. Ele foi hospitalizado no dia 26 de julho de 2011, antes da partida, até que foi liberado no dia seguinte, perdendo o resto da pré-temporada e o primeiro dia da temporada. No dia 28 de julho, Rafael Ortega, um médico do Chivas, relatou aos Diabos Vermelhos que Hernández sofria de uma doença preexistente neurológica. Ortega também disse que Hernández havia sofrido de “enxaqueca aguda” e dores de cabeça durante a adolescência.
2012–13
Hernández começou sua terceira temporada com o United no dia 2 de setembro de 2012, saindo do banco e substituindo Danny Welbeck em uma vitória por 3–2 contra o Southampton. No dia 15 de setembro ele foi titular no jogo contra o Wigan, jogando todos os 90 minutos. Apesar de ter um pênalti defendido aos 5 minutos do segundo tempo pelo goleiro Ali Al-Habsi, marcou o seu primeiro gol da temporada, bem como deu uma assistência para Nick Powell marcar em uma goleada por 4–0. Dias depois, Chicharito marcou nos acréscimos o gol da vitória do United contra o Chelsea, no Stamford Bridge, em que seu time venceu por 3–2.
Pelo Manchester United foram, 157 partidas e 59 gols marcados.
Real Madrid
Foi emprestado ao Real Madrid por uma temporada. Como de costume, Chicharito vestiu a camisa 14 que estava livre desde a saída de Xabi Alonso. Marcou seus primeiros gols pelo clube merengue numa goleada sobre o Deportivo La Coruña por 8–2, válida pelo Campeonato Espanhol.
Pelo Real Madrid foram, 33 partidas e 9 gols marcados.
Bayer Leverkusen
No dia 31 de agosto de 2015, assinou com o Bayer Leverkusen até junho de 2018. No dia 21 de novembro, marcou dois gols na vitória por 3–1 sobre o Eintracht Frankfurt, pela Bundesliga.
Pelo Bayer Leverkusen foram, 76 partidas e 39 gols marcados.
West Ham
Pelo West Ham, foram 63 partidas e 17 gols.
Sevilla
No dia 2 de setembro de 2019, último da janela de transferências da Europa, Chicharito foi anunciado como novo reforço do Sevilla.
Pelo Sevilla foram, 15 partidas e 3 gols marcados.
Los Angeles Galaxy
No dia 21 de janeiro de 2020 foi anunciado como novo reforço do Los Angeles Galaxy.
Pelo Los Angeles são, 3 partidas e 1 gol marcado.
Seleção Mexicana
Fazendo sua estreia na Seleção Mexicana principal contra a Seleção Colombiana, Chicharito teve uma atuação regular e deu uma assistência para o gol de Paul Aguilar, o único marcado pela seleção. Embora o jogador tenha feita uma partida regular, a seleção que defendia acabou perdendo por 2–1. O segundo gol, veio na Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 contra a Seleção Boliviana, onde marcou dois na goleada do México por 5–0 em 24 de fevereiro de 2010. O terceiro e o quarto veio nos jogos seguintes contra a Seleção Neozelandesa e a Seleção Norte-Coreana. No dia 26 de maio de 2010, em um amistoso contra a Seleção Holandesa, Chicharito marcou o gol da derrota por 2–1.
No dia 30 de março de 2010, Chicharito foi convocado por Javier Aguirre para integrar a Seleção Mexicana na Copa do Mundo da África do Sul, tornando-se a terceira geração de sua família a conseguir este feito. No dia 30 de maio, marcou os dois primeiros gols na vitória por 5–0 contra a Seleção Gambiana em um amistoso. Já no dia 17 de junho, contra a Seleção Francesa, marcou seu primeiro gol na Copa, repetindo o que seu avô, Tomás Balcázar, fez na Copa do Mundo de 1954. No dia 27 de junho, nas oitavas-de-final, marcou o único gol da derrota da equipe contra a Seleção Argentina por 3 a 1.
No dia 8 de maio de 2014, foi um dos 23 convocados do técnico Miguel Herrera para disputar Copa do Mundo no Brasil. Já no dia 23 de junho, em partida válida pela última rodada da fase de grupos, realizada na Arena Pernambuco, marcou um gol na vitória por 3–1 sobre a Seleção Croata.
No dia 24 de março de 2017, ao marcar na vitória por 2–0 contra a Costa Rica, superou Jared Borgetti e tornou-se o maior artilheiro da história da Seleção Mexicana.
Pela Seleção Mexicana são, 109 partidas e 52 gols.
Títulos
Chivas Guadalajara
Primera División: 2006 (Apertura)
InterLiga: 2009
Manchester United
Premier League: 2010–11, 2012–13
Supercopa da Inglaterra: 2010, 2013
Real Madrid
Mundial de Clubes da FIFA: 2014
Seleção Mexicana
Copa Ouro da CONCACAF: 2011
Copa CONCACAF: 2015
Sevilla
Liga Europa da UEFA: 2019-20
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.