Santuário. Em latim sanctuarium. Local de peregrinação que acolhe pessoas de diversas religiões. Podemos nos referir também à Ecologia, ou locais preservados pelo homem. Referência a algo sublime, extraordinário. No futebol tem seu uso mais notável em Madrid. É a definição do estádio no coração da capital da Espanha. Onde é cultuado o Madridismo. É o palco mais vencedor do planeta futebol. Na Avenida de Concha Espina, a peregrinação ocorre frequentemente, seja em jogos de La Liga, seja em Liga dos Campeões, Copa do Mundo e deslumbres de craques. Tudo fruto do seu maior idealizador, Santiago Bernabéu. E é com esse nome que o santuário madrilenho se faz presente como maior símbolo da imponência do Real Madrid. É hora de conhecer a história desse monumento do futebol.
de O’Donnell a Chamartín
Fundado em 1902, se chamando Madrid Football Club viveu nômade até a crescente leva de sócios estimular a construção do primeiro estádio oficial. Se chamando Estádio de O’Donnell, foi inaugurado em 1912 e tinha capacidade para 6.000 pessoas.

Com o passar do tempo, o número de sócios aumentou consideravelmente, assim como a torcida, fazendo o estádio ficar pequeno. O clube então se mudou para o Velódromo de Ciudad Lineal, um complexo poliesportivo com capacidade para 8.000 espectadores.

Porém, após ganhar a alcunha de Real do rei Alfonso XIII, novamente o clube mudou de estádio. Adquiriu terrenos nas cercarias de Chamartín de La Rosa. Com um empréstimo de 500 mil pesetas( cerca de 3 mil euros), foi construído um novo estádio. Com capacidade para 15 mil pessoas, o Real passou a mandar seus jogos a partir de 1924 lá. Foi a casa do clube por mais de 20 anos, sofrendo com a Guerra Civil Espanhola. O estádio foi reformado em 1939, mas durou pouco tempo.

Nuevo Chamartín
Em 1943, após assumir a presidência do clube, Santiago Bernabéu, ex-jogador do time, iniciou os trâmites para a construção de um novo estádio. Se chamando Nuevo Chamartín, a ideia era levantar um coliseu com capacidade para 100 mil pessoas, mas foi reduzido para 75 mil. A obra era caríssima, e Bernabéu iniciou campanha para angariar fundos.
Em 27 de outubro de 1944, as obras começaram. Após mais de 3 anos de obras, enfim, o novo estádio foi inaugurado em 14 de dezembro de 1947, com capacidade para 75.145 pessoas.

A partida de inauguração foi contra o Belenenses, atual campeão Português. Com arquibancadas que contornavam o gramado, o estádio era o símbolo da reconstrução pela qual a Espanha passava na época. Após uma missa rezada pelo padre Soria, as equipes entraram em campo para o início da história do consagrado estádio.

No jogo, vitória do Real por 3×1. Quem teve a honra de anotar o primeiro tento da história do estádio foi Sabino Barinaga, atacante do clube. A inauguração serviu também para catapultar o crescimento do Real Madrid como um clube completo.
125 mil espectadores e novo nome.
No início dos anos 50, Santiago Bernabéu não estava contente com a capacidade de seu estádio. Portanto decidiu ampliá-lo. Entre 1952 e 1954, o clube construiu um novo setor de arquibancadas que deu ao estádio a capacidade de pouco mais de 125 mil pessoas, tornando-o um dos maiores estádios do continente.

Na mesma época, o clube iniciou a montagem do time campeão da Champions, e, com tamanha influência de seu presidente, o Nuevo Chamartín mudou de nome em 1955 para Santiago Bernabéu, em votação realizada em Assembléia Geral entre os sócios do clube.
Na temporada 1955-56, o estádio recebeu seu maior público. Mais de 129 mil pessoas viram a vitória do Real Madrid por 4×2 sobre o Milan, pelas semifinais da primeira liga dos Campeões da história, vencida pelos merengues.
Em 1957, foi inaugurada a iluminação artificial do estádio, em partida contra o Sport Recife. Vitória por 5×3 sobre os brasileiros. A instalação dos refletores se deu em apenas 40 dias e consumiu 106 quilômetros de fios e 480 refletores no topo das arquibancadas.

Cada vez mais imponente, o Bernabéu sediou em 1957 a final da Liga dos Campeões, vencida adiviinha por quem? sim, o Real Madrid levou ela batendo a Fiorentina por 2×0. O estádio sediaria ainda mais 3 finais continentais. 1969, vencida pelo Milan, 1980, vencida pelo Nottingham Forest, e 2010, vencida pela Internazionale. Além disso foi no Bernabéu que a espanha faturou sua primeira Eurocopa, em 1964. Porém, a maior final foi outra, em 1982. A final da Copa do Mundo.
A casa da final da Copa
Após a escolha da Espanha como sede da Copa do Mundo de 1982, bem como o Bernabéu como uma das sedes dos jogos. Assim, o Real Madrid foi obrigado a fazer grandes mudanças em seu estádio. O estádio foi pintado e a sua capacidade reduzida para 90 mil pessoas, aumento da potência de iluminação, novos placares eletrônicos e uma enorme cobertura.
Na Copa, O Santiago Bernabéu foi sede dos três jogos da Alemanha na primeira fase, e da grande final, entre Alemanha e Itália. Os Italianos acabaram campeões.

Modernização do Estádio
Após o aumento da violência entre torcedores na Europa, a UEFA obrigou os clubes a adequarem seus estádios para evitar confrontos, com a criação de diferentes tipos de entradas e saídas nos estádios, além da enumeração dos assentos. Com isso o Bernabéu passou por novas reformas em 92. Foi feito um terceiro anfiteatro do lado Oeste e nos fundos, novos assentos enumerados. Para o acesso aos novos setores, foram erguidas 4 torres do lado externo, com escadas centrais e uma rampa helicoidal. O estádio ficou mais alto e a capacidade voltou a aumentar, agora para pouco mais de 100 mil.
Em 1998, após Lorenzo Sanz assumir a presidência, o clube voltou a realizar melhorias em sua casa. Enumerou todos os assentos, acabando com as áreas em que a torcida ficava em pé. Assim, novamente a casa madrilenha diminuiu de capacidade, para 75 mil pessoas. Ela voltaria a aumentar com Florentino Pérez.
Em 2001 e 2006, o Estádio recebeu novas áreas VIP, novos vestiários, bancos, área de imprensa, telões, bares, sistema de som, etc.

Mesmo com tamanha modernidade, no dia 01 de maio de 2002, data de um El Clásico, as proximidades do estádio foram alvo de um atentado terrorista com carros-bomba. Dois anos depois, dia 12 de dezembro de 2004, um aviso de bomba dentro do Bernabéu durante uma partida entre Real Madrid e Real Sociedad fez mais de 70 mil pessoas evacuarem o estádio. Isso tudo em 8 minutos. No fim, nenhuma bomba explodiu.

Design Futurístico
Em 2014, a direção anunciou o projeto “Novo Bernabéu”, que perderá sua estrutura clássica para dar espaço a uma roupagem futurista. A direção quer criar o melhor estádio do mundo, com a mesma capacidade, mas com enorme leque de atrações.

Essas obras inclusive já estão em pleno vapor. As obras iniciaram em meados de 2019 e pararam com a pandemia, porém já voltaram a todo vapor.

O projeto também prevê remodelação das ruas e praças ao lado e a construção de um telão em 360º e novas áreas comerciais. A capacidade do estádio não será alterada. O valor total da reforma está previsto em € 575 milhões (R$ 3,6 bilhões, na cotação atual), que o Real planeja pagar em até 35 anos.

Final da Libertadores e palco das principais decisões do futebol mundial
O jogo entre River Plate e Boca Juniors, que teve a sua realização na Argentina proibida após os acontecimentos vergonhosos ocorridos nos arredores do Monumental de Nuñez, acabou sendo uma cereja muito inesperada em um bolo habituado a frequentar as maiores festas que o futebol pode oferecer: o Bernabéu já recebeu finais de Champions League, Copa da UEFA (atual Europa League), Eurocopa, Mundial de Clubes, Copa do Mundo e da Libertadores de 2018.

Fonte: Imortais do Futebol
Ficha técnica Santiago Bernabéu:
Maior público: 120.000 – Real Madrid 4×2 Milan 19.04.1956 – Liga dos Campeões
Maior vitória: Real Madrid 10×2 Rayo Vallecano 20.12.2015 – Campeonato Espanhol
Maior derrota: Real Madrid 0x5 Barcelona 14.08.2020 – Liga dos Campeões
Capacidade atual: 81.044 espectadores
Data inauguração: 14.12.1947
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.
Comments 1