O Estádio Boca do Lobo é um estádio de futebol da cidade de Pelotas no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, que tem como proprietário o Esporte Clube Pelotas, tendo sido construído em 1908.
Inicialmente o estádio era conhecido como Estádio da Avenida, mas por sua localização em um entroncamento de ruas na cidade conhecido como “boca de lobo”, e com a posterior adoção do “Lobão” como mascote oficial do clube, o estádio passou a ser conhecido como Estádio Boca do Lobo, sendo este, hoje, o seu título oficial.
Até 2009, tinha capacidade para 18.324 pessoas, mas após o termino da uma nova arquibancada com capacidade para 5.012 pessoas, o estádio passa a ter como capacidade oficial 23.336 pessoas.
Em seu redor existem 68 lojas, integrando o Shopping Lobão, Churrascaria Lobão, Galeteria Lobão, posto Petrobras e diversos outros pontos comerciais, bares e restaurantes na avenida de maior movimento da cidade.
História
Na histórica tarde de inauguração do então chamado Estádio da Avenida, o Sport Club Rio Grande, clube mais antigo do país, foi convidado para a disputa de dois confrontos. A preliminar seria entre os segundos times, com goleada áureo-Cerúlea pelo placar de 5 a 1.
O primeiro gol do Pelotas foi ali assinalado por Adalberto Barcellos. A partida entre os primeiros quadros foi vencida pelo Rio Grande por 3 a 2, tendo Curt Rheingantz assinalado o primeiro e também histórico gol pela equipe principal do Esporte Clube Pelotas.
O Rio Grande mantinha-se invicto desde a sua fundação. Até que em 24 de outubro de 1909 o Pelotas recebeu novamente o “vovô”, vencendo o confronto por dois a zero. Dois anos mais tarde, o Pelotas desafiou e venceu a todos os campeões regionais do estado, recebendo o título de “campeão estadual” de 1911, por unânime aclamação.
Por que Boca do Lobo?
O apelido Boca do Lobo é porque o estádio é situado no quarteirão formado, pela Avenida Bento Gonçalves, Praça Júlio de Castilhos, ruas Dr. Amarante e Gonçalves Chaves, o estádio faz esquina com duas artérias que se cruzam num ângulo semelhante ao de uma boca de lobo – a avenida Domingos de Almeida e a rua Gonçalves Chaves. Aquele ponto urbano já era há muito tempo conhecido como Boca do Lobo. E o estádio do Pelotas, com o passar dos anos, foi sendo chamado de Estádio da Boca do Lobo, ou simplesmente Boca do Lobo.
Partidas Históricas
Em 1994 a Boca do Lobo sediou um confronto histórico contra a Seleção da Rússia, que seria o primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo. O resultado da partida foi 2 a 1 para os russos, com destaque para a presença de Carlos Alberto Parreira e Mário Jorge Lobo Zagallo nas tribunas.
Em 2010, além dos grandes confrontos do Campeonato Gaúcho, partidas históricas contra o Fluminense do Rio de Janeiro, Cerro Largo do Uruguai e Cerro Porteño do Paraguai. Neste ano também foram realizadas novas melhorias no estádio com a total reforma dos vestiários da casa, a instalação da nova loja Lobomania e a implantação das catracas eletrônicas.
Já em 2011, o Pelotas faz nova parceria com posto de serviços Ypiranga, viabilizando uma reforma total no vestiário e no túnel de acesso das equipes visitantes.
PÚBLICO RECORDE
O estádio Boca do Lobo tem capacidade para 23.336 pessoas, e ocasionalmente o maior recorde de publico na Boca do Lobo foi este número 23.336 pessoas, na partida de 2010, Pelotas 2 x 3 Grêmio que era disputada pelo Campeonato Gaúcho, o Grêmio acabou ganhando essa partida pelos gols de Jonas, Borges e Maylson, pelo lado do Pelotas Tiago Duarte e o mito do Pelotas, Sandro Sotilli.
A nova Boca do Lobo
Pelotas apresentou em 28 de Fevereiro de 2018 o projeto para um novo Estádio da Boca do Lobo, veja abaixo como será o novo Estádio
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.