Terminamos e começamos mais uma semana no mundo futebol, e nós da Futebolizando juntamente com a AFIA Soccer, traremos para você tudo oque aconteceu no mundo do futebol. Aqui na Futebolizando vamos trazer tudo oque aconteceu no programa 28, das notícias AFIA.
- Brasileirão 20/21 – Rodada 22º
- Craque da Semana AFIA: Jorginho Putinatti
- AFIA na Europa: Rodada das ligas europeias
- Hulk pode voltar para Portugal
- CR7 de volta a Madrid
- Mbappe não renova com PSG
- Orlando City faz inacreditavel
- Ludmila voando no Atlético de Madrid
Vigésima Segunda rodada do Campeonato Brasileiro
- Bragantino 4 x 0 Bahia
- Athletico-PR 1 x 0 Santos
- Flamengo 3 x 1 Coritiba
- Goiás 1 x 0 Palmeiras
- São Paulo 1 x 1 Vasco da Gama
- Ceará 2 x 2 Atlético-MG
- Internacional 1 x 2 Fluminense
- Botafogo 1 x 2 Fortaleza
- Corinthians 0 x 0 Grêmio
- Sport 0 x 1 Atlético-GO
Craque da Semana AFIA: Jorginho Putinatti
Jorge Antônio Putinatti, o Jorginho, ex-ponta-direita do Palmeiras nos anos 1980, mora em Marília (SP), sua cidade natal.
Nascido no dia 23 de agosto de 1959, casado e pai de dois filhos, Jorginho continua trabalhando com futebol. Ele tem um dos maiores complexos esportivos do interior, na zona leste de Marília.
Jorginho começou a carreira nas categorias de base do MAC, onde foi campeão da Taça São Paulo de Futebol Juniores em 1979.
A boa fase no Marília, logo lhe rendeu uma oportunidade em uma equipe grande. Em 1979, ele foi contratado pelo Palmeiras, onde virou ídolo da torcida. “Até hoje eu sou lembrado pela torcida do Palmeiras. Foi realmente um clube que me marcou”, conta Jorginho.
No entanto, Jorginho enfrentou uma fase difícil no Verdão. Sem ganhar títulos, o time do Palestra Itália sofria forte pressão dos torcedores que chegaram a chamar o ponta de “Pé-frio”, isto porque Jorginho foi vice-campeão paulista de 1986 (o Palmeiras foi derrotado pela Internacional de Limeira) e jamais levantou um caneco com a camisa do Verdão.
Um dos momentos curiosos de Jorginho no Palmeiras foi quando o árbitro José de Assis de Aragão marcou um gol para o Verdão durante clássico com o Santos. “Eu brinco até hoje que foi uma jogada ensaiada. O Aragão estava bem posicionado no momento do meu chute. E ainda ele saiu comemorando gol”, fala, entre gargalhadas, Jorginho.
Em 1987, numa jogada política de Roberto Pasqua, que tentava se reeleger presidente do Corinthians, Jorginho foi parar no Parque São Jorge. Mesmo jogando um futebol e sendo vice-campeão paulista de 1987, Jorginho não conseguiu ganhar a simpatia da torcida corintiana e deixou o clube no começo de 88 para defender o Fluminense.
Para liberar Jorginho para o clube carioca, o Timão recebeu Paulinho Carioca, ponta-esquerda, e mais uma quantia em dinheiro. No Flu, Jorginho chegou a viver um bom momento, mas mais uma vez faltou algo: o título.
Depois de jogar pelo time das Laranjeiras, o ponta, que também tinha facilidade para fazer o papel de quarto homem do meio de campo, defendeu o Grêmio, o Santos e o XV de Piracicaba (SP), antes de se transferir para o Nagoya, do Japão. Encerrou a carreira no começo dos anos 90 atuando no futebol japonês.
Pela Seleção Brasileira principal, Jorginho atuou em 16 partidas (cinco vitórias, sete empates, quatro derrotas) e anotou um único gol. Pela seleção olímpica, ele fez cinco jogos (duas vitórias e três derrotas) e também marcou apenas um gol, como consta no livro “Seleção Brasileira 90 anos”, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
Pelo Palmeiras, Jorginho atuou em 373 partidas (160 vitórias, 131 empates, 82 derrotas) e marcou 95 gols, segundo números do “Almanaque do Palmeiras”, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Com a camisa corintiana, em 1987, segundo mostra o “Almanaque do Corinthians”, de Celso Unzelte, Jorginho disputou 48 jogos (18 vitórias, 16 empates e 14 derrotas) e marcou sete gols.
AFIA na Europa: Rodada das ligas europeias
Taça de Portugal
- GD Fabril 0 x 2 Porto
- Paredes 0 x 1 Benfica
- Sacavenense 1 x 7 Sporting
La Liga
- Atlético de Madrid 1 x 0 Barcelona
- Villarreal 1 x 1 Real Madrid
- Cádiz 0 x 1 Real Sociedad
Série A TIM
- Napoli 1 x 3 Milan
- Juventus 2 x 0 Cagliari
- Verona 0 x 2 Sassuolo
Premier League
- Liverpool 3 x 0 Leicester
- Tottenham 2 x 0 Manchester City
Hulk pode voltar para Portugal
As especulações sobre um possível retorno do atacante Hulk ao Porto (Portugal) ganharam força após o técnico da equipe portuguesa, Sérgio Conceição ter aprovado o nome do paraibano na equipe. As informações sobre o próximo destino do jogador foram divulgadas pelo jornal “A Bola”.
Em julho passado, Hulk afirmou que não irá renovar o contrato com o Shanghai SIPG (China). Seu vínculo com o clube termina em 31 de dezembro deste ano. Apesar disso, Hulk tem feito questão de demonstrar seu entusiasmo com a equipe. Recentemente, ele comemorou sua centésima partida pelo time. No último dia 11, em seu perfil no Instagram, o paraibano de 34 anos agradeceu sua trajetória – até aqui – no futebol chinês.
“Quero expressar todo meu orgulho, carinho, gratidão e respeito pelo futebol chinês. Cheguei a China em 2016 e desde então sempre fui muito bem tratado e respeitado por todos. Traçamos uma linda trajetória, ganhamos títulos inéditos pelo Shanghai SIPG e escrevemos nossa história para sempre no clube. Como capitão do clube, levantei o primeiro troféu conquistado pelo Shanghai SIPG na liga chinesa em 2018 e isso me orgulha demais!”, afirmou Hulk.
O atacante brasileiro estaria próximo de retornar a Portugal, após oito anos longe do Porto desde que foi contratado pelo Zenit, da Rússia. Em Portugal, ele conquistou quatro títulos do Campeonato Português, três Taças de Portugal, quatro Supertaças de Portugal e uma Liga Europa.
CR7 de volta a Madrid
Quando deixou o Real Madrid em 2018, Cristiano Ronaldo se desvinculou totalmente de sua antiga vida na Espanha. Dizia-se até que Marcelo era o único elo restante entre o clube merengue e o craque português. Essa postura mudou totalmente nos últimos meses uma possível volta de CR7 para o Santiago Bernabéu já não parecia tão distante como se imaginava tempos atrás.
Cristiano Ronaldo parece estar se reaproximando de sua antiga casa. Segundo o Marca, tudo começou em março deste ano, quando o atacante mandou mensagens para o presidente do Real Madrid Florentino Pérez pedindo um camarote para assistir ao El Clássico. Até nas redes sociais o português celebrou a vitória merengue.
Mbappe não renova com PSG
O futuro de Kylian Mbappé deve mesmo ser fora do PSG ao final da temporada. Segundo o diário francês ‘Le Parisien’, o atacante de 21 anos vai recusar toda e qualquer oferta do clube visando uma renovação contratual.