Em uma partida muito movimentada principalmente no primeiro tempo, e com muita emoção, o Fluminense bateu o Cruzeiro, nesta quarta-feira (23/06), foi o primeiro jogo do confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O zagueiro Manoel e o centroavante Germán Cano fizeram os gols do Tricolor, e Oliveira marcou para a equipe de Minas Gerais.

A primeira etapa foi recheada de emoções, o Fluminense estabeleceu uma pressão enorme sobre o Cruzeiro. A equipe do treinador Fernando Diniz passou a todo instante no campo de ataque, e sem conseguir deixar o adversário sequer respirar. Geovane fez falta dura em Nonato e acabou sendo expulso. O Tricolor abriu o placar da partida com Manoel, porém o Cruzeiro conseguiu um alívio. Pois no último lance do primeiro tempo buscou o empate com Oliveira, após cobrança de escanteio.
Mas o Fluminense voltou do intervalo e manteve o controle da partida. Mesmo sem ter o mesmo volume de jogo e menos intensidade, os donos da casa mantiveram seu domínio e voltaram a frente do placar com Germán Cano aos 10 minutos. O Cruzeiro então aparentava muitos problemas na questão física, então se concentrou em evitar que o Tricolor ampliasse o placar e conseguiu. A partida ainda está em aberto e será decidida no Estádio do Mineirão.
A próxima partida do confronto ocorrerá no dia 13 de Julho, no Estádio do Mineirão. O Fluminense terá a vantagem do empate, e o Cruzeiro terá de buscar o placar por dois ou mais gols de diferença para se classificar diretamente. Caso os donos da casa apenas consigam apenas um gol de vantagem, a partida irá para os pênaltis. O próximo confronto do Tricolor será no Estádio Nilton Santos contra o Botafogo, no domingo (26/06), pelo Campeonato Brasileiro. E o Cruzeiro jogará fora de casa contra o Ituano, pela Série B.