Parece que o atrito entre Flamengo e Adidas está longe de acabar. No início de março, a marca atrasou em aproximadamente um mês o repasse no valor de R$ 8.862.875,00. O Flamengo tem contrato válido até 2023 com a Adidas, com pagamento fixado em R$ 17.725.750 por temporada.
Agora, o novo atrito acontece porque a fornecedora rebaixou o clube ao grupo Premium, deixando apenas na elite o top five, que são apenas clubes da Europa, sendo eles: Manchester United (ING), Bayern München (ALE), Juventus (ITA), Arsenal (ING) e Real Madrid (ESP).
Porém, no contrato assinado em 2013, aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube, uma das cláusulas do documento diz que visa a inserção do Flamengo no catálogo internacional da Adidas. Neste catálogo estão agora apenas os top five. Sendo assim, a Adidas acabou passando por cima e desrespeitando o contrato.
Ranking organizado pela própria Adidas (Foto: Reprodução/Footyheadlines)
O rebaixamento ao grupo Premium mostra que a Adidas não pretende utilizar o Flamengo no planejamento de exploração do mercado global. Um dos pontos negativos seria a dificuldade de comprar camisas oficiais do time rubro-negro no exterior. De acordo com o portal “Mundo Rubro-Negro”, a Adidas apenas disponibiliza a venda virtual de produtos do clube em apenas dois países europeus. São eles Polônia e Suíça.
Cabe ao Flamengo exigir pelo que está no contrato ou apenas ignorar mais um problema com a fornecedora.
Aqui no Futebolizando você pode acompanhar tudo sobre todos os campeonatos nacionais e internacionais. Acesse nosso Instagram e fique por dentro de todos os jogos que irão acontecer. Acesse também nosso canal no YouTube e veja os vídeos de melhores momentos das partidas.